fbpx
Search here...
TOP
Dicas

Viajar barato: Dicas para você viajar para qualquer lugar do mundo gastando pouco

Design sem nome 1 Easy Resize.com  480x470 - Viajar barato: Dicas para você viajar para qualquer lugar do mundo gastando pouco - dicas-de-viagens
Tempo de leitura: 11 minutos

Viajar barato: Dicas para fazer a viagem dos seus sonhos sem quebrar seu orçamento

Viajar barato para qualquer lugar do mundo parece um desafio e tanto não é mesmo?  Tem lugares que a gente até consegue fazer uma viagem bem em conta mas tem outros que isso até parece algo impossível. Mas, a verdade é que é sim possível economizar muito em qualquer viagem para qualquer lugar do mundo. Como eu sempre digo, nenhuma cidade no planeta é tão cara que não tenha um busão, um podrão ou um mercadinho, rs.

Por isso, se você começar a pegar certas manhas e a criar o hábito de fazer viagens econômicas, com toda a certeza você vai conseguir viajar para qualquer lugar do mundo sem gastar muito.

Eu faço muitas viagens econômicas e durante todo esse tempo viajando eu aprendi muito sobre viajar barato. Por isso, resolvi passar para vocês todas as dicas que sempre tem funcionado comigo.

Viajar barato: Veja 16 dicas adotadas por mim e por viajantes do mundo todo para economizar

São 16 dicas que se forem aplicadas em conjunto você pode reduzir até pela metade os custos da sua viagem.

Galera são 5 anos que eu estou na estrada e nesse tempo eu peguei muitas dicas para economizar em viagens.

Veja cada uma delas!

1- Para viajar barato, evite viajar na alta temporada

Uma das melhores dicas para você conseguir viajar barato pelo mundo é evitando visitar determinado local durante a alta temporada. Afinal, é na alta temporada que o preço de absolutamente tudo aumenta. As passagens aéreas ficam mais caras, os hotéis metem a facada no seu bolso, e até mesmo em restaurantes  e lojas os preços aumentam.

Por isso, seja qual for o destino que você tenha escolhido para viajar, pesquise quando será a alta temporada. Prefira viajar na baixa ou na média temporada. Com toda a certeza, você vai pagar bem mais barato se escolher a época certa para viajar.

Caso você não tenha muita flexibilidade para marcar as suas férias, e só consiga viajar no período de alta temporada, seja flexível com os destinos. Escolha destinos mais baratos para se visitar nesse período.

Viajar barato

Viajei na baixa temporada para Grécia e paguei bem mais barato do que se tivesse ido no verão

2-Seja flexível quanto ao seu destino

Não fique preso a nenhum destino, vá aonde você puder e quando você puder. Se você gosta de praia mas não pode viajar para o Caribe vá para Arraial do cabo, por exemplo. Não pode ir a Nova York, vá a Buenos Aires. Enfim, sempre faça viagens que se encaixem com seu bolso, afinal é assim que começa.

Com o tempo você vai pegando o gostinho por viajar e cada vez vai ir se esforçando mais e mais para conseguir fazer viagens mais complexas.

Mas, o mais importante de tudo é viajar!!

www tudo sobre viagens machu picchu cuzco peru  Easy Resize.com  - Viajar barato: Dicas para você viajar para qualquer lugar do mundo gastando pouco - dicas-de-viagens

O Peru é um destino imperdível e bem barato

3-Planeje a viagem com muita antecedência

Não adianta querer comprar uma viagem faltando 15 dias para embarcar, a não ser que você tenha grana para gastar ou sorte de encontrar boas promoções. Caso contrário é bom que você comece a planejar e a comprar, pelo menos com 3 meses de antecedência a sua viagem.

A passagem aérea e os hotéis são os itens da viagem que você mais precisa se antecipar. Organização e planejamento são itens fundamentais quando o assunto é viajar barato. E isso é uma regra pessoal, até em destinos que são mais em conta a pequisa e planejamento fazem toda a diferença.

Leia também: Como comprar passagens aéreas baratas: 10 dicas eficientes

4-Escolha o aeroporto mais próximo do centro da cidade

Em cidades como Rio de Janeiro, Milão, Nova York e etc, em que hajam mais de um aeroporto prefira os aeroportos que ficam mais próximos ao centro da cidade.

Assim, além da passagem aérea ser mais barata você também vai economizar bastante no transfer até o seu hotel. Em regra, os aeroportos que ficam mais próximos do centro da cidade são menores e por ficarem mais perto da cidade você acaba gastando menos. Afinal, a corrida de táxi vai ser bem mais barata, assim como o ônibus, metrô ou trem.

Então, quando você vier ao Rio de Janeiro, por exemplo, prefira entrar ou sair pelo aeroporto Santos Dummont. Ele fica no centro da cidade e bem perto da zona sul. Já o Galeão fica muito longe de tudo.

5- Escolha hospedagens mais em conta

Hoje em dia existem tantas mais tantas opções de hospedagem barata e boa que nem faz muito sentido gastar muito com esse item. Procure bastante o melhor hotel através de sites como Hoteis.com, Booking.com, trivago e etc. Afinal, todos eles possuem oferta do dia (fique de olho nelas) e possuem filtros de preços.

Além dessa opção existem milhares de outras. Se hospedar em hostels ou albergues é muito econômico, e tem hostels que são tão bons ou até melhores que muitos hotéis. Se você vai viajar sozinho se hospedar em hostels é a melhor maneira de economizar e de quebra você ainda faz amizade com pessoas do mundo todo.

Tem também a possibilidade de se hospedar em casa de família e apartamentos. Estes últimos são, na minha opinião uma das melhores opções para se viajar barato e ainda ter um conforto. Ideal se você viaja a dois ou até mesmo com alguns amigos e com a família.

Afinal, você pode alugar apartamentos inteiros por um preço muito mais barato do que um quarto de hotel. Além disso, se hospedando em um apartamento você também pode economizar muito em alimentação, já que você pode comprar comida no supermercado.

20190520 151120 1 01 Easy Resize.com  - Viajar barato: Dicas para você viajar para qualquer lugar do mundo gastando pouco - dicas-de-viagens

Apartamento que alugamos em Santorini, na Grécia por um preço ótimo.

Saiba mais sobre a nossa viagem a Grécia:

6- Se quiser viajar barato faça tudo por conta própria

Os agentes de viagem que me perdoem mas se existe uma forma de NÃO viajar barato é contratando agências e tours para montar a sua viagem. É lógico que vale a pena pesquisar, mas será muito difícil você pagar barato. Isso acontece porque no valor da viagem na agência também está incluída a comissão dos agentes de viagens. Além disso, eles geralmente te indicam tanto os voos como os hotéis mais caros, justamente para a comissão deles ser ainda maior.

Eu, por exemplo, fui uma vez na CVC solicitar um orçamento para uma viagem de 3 dias para Cuzco no Peru. O valor do pacote deu R$ 8.000,00 por pessoa.

No ano seguinte eu fiz uma viagem de 7 dias para Cuzco e gastei R$ 4.000,00 por pessoa.

Essa dica também serve para determinados passeios que você fará no seu destino. Visitar o lugar por conta própria é muito mais barato do que pagar uma agência para fazer aquele passeio. Mas, também vale a pena pesquisar pois pode ser que você encontre algo que valha muito a pena.

Por isso, considere planejar a sua própria viagem, pois com toda a certeza você vai economizar muito. Além disso, é muito gostoso planejar a sua viagem mesmo que, ás vezes, dê um pouco de trabalho.

Viajar barato

Em 2015, viajamos para Cancún no México e conhecemos toda a Riviera Maia por contra própria, sem agência.

Leia : Quanto custa viajar para Cancún?? Veja quanto eu gastei nessa viagem

7- Não coma todos os dias na rua (Considere cozinhar)

Outro gasto significativo nas viagens é com a comida. Se você for tomar café da manhã, almoçar e jantar em restaurantes todos os dias você vai acabar gastando muito. Por isso, uma prática que tem sido cada vez mais adotada pelos viajantes é comprar comida e cozinhar nos apartamentos e hostel.

Mas, quando eu digo cozinhar não é para você comprar um saco de feijão, outro de arroz, um quilo de carne e ficar uma hora cozinhando, rs. Você pode comprar comida congelada e esquentar no microondas. Nos supermercados europeus, por exemplo, o que mais tem é comida congelada a 3, 4 ou 5 euros. Diferente dos pratos em restaurantes, que o mais barato custa 10 euros, sem bebida.

Além disso, você também pode comprar algum sanduíche e etc. A mesma lógica serve para o café da manhã. Você pode passar numa padaria, supermercado e comprar pão, manteiga, queijo e etc. Muitos apartamentos e até quartos de hotéis tem cafeteiras.  Com toda a certeza, vai ser muito mais econômico que comer todos os dias na rua.

8- Não beba todos os dias em restaurantes

Nos dias que você for comer nos restaurantes evite também de pedir bebida, pelo menos todas as vezes que você for. Afinal, a bebida em restaurantes é sempre mais cara.

Assim, uma coisa que eu costumo fazer e que sempre rende economia é sentar num restaurante e apenas comer. A bebida eu deixo para comprar em algum mercadinho ou supermercado. Afinal, qualquer bebida, seja refrigerante e até mesmo água é bem mais barato fora dos restaurantes.

Esse hábito é muito bom, pois além de você economizar em viagens ou até mesmo quando você for sair para comer na sua cidade é que ele ajuda a emagrecer. Afinal, beber e comer ao mesmo tempo é um hábito que engorda bastante.

Para as meninas que gostam de beber uma cerva, não beba em restaurantes ou bares, pois, é muito caro. Compre cerveja gelada nas conveniências. Fale para os maridos e namorados.

9- Economize com a água

Se tem uma bebida que, com toda a certeza você vai consumir, e muito em qualquer viagem é a água. E existem diversas maneira de economizar nesse item indispensável. O mais comum deles é comprar uma garrafa grande em algum supermercado, guardar no frigobar e cada dia que você for sair encher a sua garrafinha.

Outra dica boa é toda vez que você for a algum restaurante é pedir a água da casa. A água da casa é a água da torneira e ela é sempre grátis. Mas, pelo amor de deus, gente não faça isso em qualquer país. Na Europa, por exemplo a água da torneira é potável, e é costume dos europeus tomar água da bica. Mas, não são todos os países do mundo cuja água da torneira pode ser tomada. É sempre bom conhecer o destino que você vai visitar.

Na Europa também é muito comum você encontrar fontes de água potável espalhadas pela cidade. As fontes são gratuitas, é só você andar com a sua garrafinha na mão e encher sempre que passar por uma.

www tudo sobre viagens forum romano3 italia Easy Resize.com  - Viajar barato: Dicas para você viajar para qualquer lugar do mundo gastando pouco - dicas-de-viagens

Em Roma, o que mais tem são fontes de água potável espalhadas pela cidade.

Leia também: Como economizar em Roma: Dicas infalíveis para poupar dinheiro

 

10-Evite comer e fazer compras próximo dos principais pontos turísticos

Essa regra serve para todo e qualquer lugar do mundo. Comer, fazer compras e até tomar um sorvete perto de pontos turísticos famosos é sempre mais caro. Por isso, na hora de comer procure se afastar um pouco de pontos turísticos muito famosos.

Com toda a certeza você vai pagar mais barato e provavelmente vai comer até melhor. Afinal, esses restaurantes perto dos pontos turísticos geralmente são apenas para turistas ver. Se você quiser conhecer a verdadeira comida típica do lugar você precisa comer onde os locais comem. E na maioria dos lugares os restaurantes e bares frequentados pelos locais ficam afastados do pontos turísticos da cidade.

Viajar barato

A Rue de La Huchette é uma rua em Paris, que fica no Quartier Latin. Um bairro frequentado pelos estudantes e por isso a comida é muito barata nessa parte de Paris

Leia também: Como economizar em Paris: Dicas testadas e aprovadas para poupar dinheiro

11-Vá ao supermercado local

Para alguns viajantes os supermercados locais são quase que como uma atração turística obrigatória na viagem. Eu mesma, sou uma que não posso ver um supermercado que quero logo entrar para ver o que tem de diferente do Brasil, ver os preços e é claro fazer compras.

Pode parecer coisa de gente doida mas é muito legal ir aos supermercados, não só para comprar alguma comida para suas refeições mas até mesmo para comprar alguma lembrança. Pode ter certeza que aquele vinho ou aquele chocolate que você quer levar de lembrança para um amigo ou parente é muito mais barato no supermercado do que nas lojas específicas para isso. Em supermercados europeus e americanos se vende até maquiagem e roupas. Poi isso vale muito a pena conhecer o supermercado local.

Viajar barato

Monoprix é um supermercado na França que tem comida congelada e microondas p/ vc esquentar a comida l
Além disso também vende roupas, maquiagens e etc a preços bem baratos.

Não deixe de ler o artigo: Como economizar na Europa: 10 Dicas testadas e aprovadas para viajar barato

12-Use o transporte público

Se você for viajar para um local que é bem servido por transporte público evite alugar um carro ou até mesmo andar de táxi. Prefira usar ônibus, metrô ou até mesmo caminhar. Usar o transporte público além de ser muito mais barato te permite vivenciar a rotina dos moradores. Ou seja, em viagens andar de busão também é cultura,rs.

Caminhar pelas ruas é ainda mais econômico e te permite explorar e conhecer melhor a cidade. Você pode entrar por ruas que estão totalmente fora dos guias turísticos e se surpreender ainda mais com aquela cidade.

Viajar barato

Amsterdam é um destino que conhecemos praticamente tudo a pé.

13-  Uma das melhores dicas p/ viajar barato leve só a mala de mão

Parece loucura não é mesmo pessoal, principalmente para nós mulheres mas a verdade é que essa forma de viajar tem atraído cada vez mais os viajantes. Muitas pessoas tem adotado a prática e tem adorado, afinal fazer isso é libertador.

Mas, a maior vantagem de viajar só com a mala de mão, com toda a certeza é a economia nos preço das passagens. Afinal, agora você precisa pagar para despachar a bagagem até mesmo em voos nacionais. Isso tem encarecido bastante o preço das passagens aéreas. Por isso, viajar só com a mala de mão e com uma mochila compensa muito para o seu bolso e com toda a certeza é uma excelente forma de viajar barato.

Além da vantagem da economia viajar só com a mala de mão trás várias outras inúmeras vantagens. Saiba tudo sobre essa nova prática dos viajantes lendo o artigo Como viajar só com mala de mão em viagens longas

Viajar barato

Viajar só com uma mala de mão é libertador e muito econômico

14-Pegue leve nas compras

Em tempos de dólar alto não dá para você ficar viajando e trazer a cidade toda na sua bagagem, rs. Mas como viajar e não comprar nada, nem que seja um alfinete, é algo quase impossível até para os mais econômicos, o ideal é você se controlar.

Por isso, não compre tudo que você ver pela sua frente. Escolha um item que te agrade, pode ser caneca, ima de geladeira, chaveiro e etc, e invista nesse item. Enfim, todo mundo tem o seu tipo de souvenir favorito, eu por exemplo, amo miniaturas dos pontos turísticos da cidade e sempre compro um. Ou seja, é só isso que eu compro nas viagens, não compro canecas, blusas e outras coisas que eu não gosto tanto.

Outra dica também é parar com essa mania de viajar e trazer presente para o seu chefe, seu vizinho, sua amiga, seu cachorro e etc. Ou você não trás para ninguém ou trás só para as pessoas mais especiais. Eu mesma, só costumo trazer presente para os meus pais.

IMG 3548 Easy Resize.com  - Viajar barato: Dicas para você viajar para qualquer lugar do mundo gastando pouco - dicas-de-viagens

Se eu pudesse eu compraria tudo em Santorini mas não dá né ?

15- Faça uma slow travel se quiser mesmo viajar barato

Se tem algo que eu aprendi nas minhas viagens, principalmente a Europa é que fazer tudo com pressa acaba saindo muito caro. Afinal, como dizem por aí a pressa é inimiga da perfeição. Quando você fica pouco tempo em um país ou uma cidade você tende a ter pressa e ansiedade para conhecer o máximo de atrações turísticas em um tempo mínimo. Ou seja, para isso você vai ter que gastar mais dinheiro. Afinal, você não vai andar a pé e nem usar o transporte público, vai ter que pegar táxi ou andar naqueles ônibus turísticos, que são bem caros.

Você vai ter que gastar com comida pois você não vai ter tempo de cozinhar e nem de ir nos restaurantes afastados das zonas turísticas. Além de tudo isso, você não vai conhecer aquele cidade ou país, você apenas passar por ele. Assim, existe uma grande chance de, algum dia você querer voltar de novo naquele mesmo lugar ao invés de conhecer novos lugares.

 

16- Evite muitos deslocamentos

Um dos maiores gastos em qualquer viagem, principalmente a Europa, é ficar sambando pra cima e para baixo, de país em país ou cidade a cidade. Apesar de ser muito legal conhecer vários países em uma só viagem, isso encarece muito o custo total.

Afinal, além dos custos óbvios com mais passagens aéreas, de trem ou até mesmo de ônibus você terá outros gastos também. A cada deslocamento que você fizer é uma grana a mais para gastar com o transporte do seu hotel até o aeroporto, porto ou estação de trem. Depois com o transporte do aeroporto, porto ou estação até o próximo hotel.

Assim, uma viagem de 10 dias para Paris custará bem menos do que uma viagem de 10 dias em que você inclua, Paris, Lisboa e Madri, por exemplo.

Thalys Easy Resize.com  - Viajar barato: Dicas para você viajar para qualquer lugar do mundo gastando pouco - dicas-de-viagens

A Europa é um dos destinos que mais os viajantes costumam fazer muitos deslocamentos. O trem é o meio de transporte mais usado nas viagens dentro do continente.

 

Então pessoal, estas foram as minhas principais dicas para você viajar barato para qualquer lugar do mundo. Essas são práticas muito tranquilas de se fazer, e uma vez que você adota elas você não vai parar mais de viajar.

Se você tem alguma outra dica para viajar barato, deixe nos comentários. Qualquer dica é bem vinda!

Um abraço

 

 

TudoSobreViagens

Anna Karina Faria Pires

Carioca de 29 anos, bacharel em direito, amante de viagens, aventureira, com o sonho de conhecer o mundo!

«

»