fbpx
Search here...
TOP
França Roteiros históricos

Roteiros Históricos : Os Templários

cavaleiros templarios - Roteiros Históricos : Os Templários - roteiros-historicos, franca
Tempo de leitura: 3 minutos

O nosso roteiro histórico é baseado nos cavaleiros da ordem do templo. A verdade é que os templários vem  despertando a curiosidade e o interesse das pessoas ao longo dos séculos. Desde o seu extermínio surgiram muitas teorias da conspiração, além de filmes, livros e séries que sempre fazem um estrondoso sucesso, já que de fato os cavaleiros da ordem do templo fascinam a todos por sua história cheia de fé, aventura,tesouros como o graal e etc.

A ordem do Templo existiu por dois séculos (1118 a 1312) e foi fundada em 1096 durante a primeira cruzada a Jerusalém.

Os templários influenciam tanto nossa cultura que você sabia que a toda superstição ligada as sextas feiras 13 vem dos templários? Pois foi numa sexta,dia 13 de outubro de 1307 que eles foram presos por Felipe, o belo. E após sofrerem prisões,torturas e terem seus bens confiscados todos foram queimados pela igreja da santa inquisição.

Mas porque a Igreja e o estado de uma hora para outra resolveram prender e torturar os templários se eles eram considerados monges católicos e deram suas vidas durante as cruzadas?

O motivo é o de sempre pessoal: Dinheiro.

Enquanto os templários adquiriam cada dia mais e mais fortuna o tesouro do rei francês esvaziava na mesma proporção. Desesperado e ambicioso, o rei francês decidiu encher os cofres públicos da maneira mais simples: Matando e prendendo os templários para confiscar seus bens e tomar seus tesouros.

Para isso o rei da França contou com a ajuda do então papa Clemente V, que inicialmente não concordava com a posição do rei,  e com seu com chanceler Guilherme de Nogaret,que dirigiu todo o processo e tomou as medidas que levaram a execução do grão mestre dos templários, Jacques de Molay.

Os templários foram acusados de heresia, sodomia, bruxaria  e que seus rituais de iniciação da ordem eram satânicos, incluindo a prática de pisar e cuspir na cruz. Todas essas práticas foram negadas pelos templários.

Jacques de Molay, o último grão mestre dos templários foi torturado não só com o objetivo de faze-lo confessar os crimes dos quais a ordem era acusada mas também de revelar o paradeiro dos tesouros que pertenciam a ordem. Porém o grão mestre nunca revelou nada,tornando ele um exemplo de fidelidade a ordem e fazendo com que todo o mistério envolvendo seus tesouros se tornassem lendas.

Queimado no dia 18 de Março de 1314 na Île de la cité , as suas últimas palavras ficaram conhecidas como a maldição dos templários. Molay teria dito.

 ” Vocês estão assistindo a morte de inocentes

Vergonha sobre todos vocês! Deus há de vos julgar

Papa Clemente, Cavaleiro Guilherme de Nogaret e Rei Felipe!

Antes de um ano intimo-lhes a comparecer perante o tribunal de deus para ali receberdes vosso justo castigo.

Malditos!Malditos! Todos malditos até a décima terceira geração de vossas raças.”

blog - Roteiros Históricos : Os Templários - roteiros-historicos, franca

Pintura que representa a morte de Jacques de Molay

E assim morria o grão mestre dos templários. E como nos provou a história, de fato em menos de uma ano o rei ,o papa clemente e Nogaret vieram a falecer.

jacques de molay o ultimo grao mestre dos templarios 1269059 - Roteiros Históricos : Os Templários - roteiros-historicos, franca

Jacques de Molay o último grão mestre dos templários

Quanto a maldição sobre a monarquia francesa parece ter funcionado porque a partir de então a França passou por muitos problemas culminando na guerra dos cem anos,onde o país perdeu a coroa para a Inglaterra.

Muito legal  né ?Agora imagina poder visitar os lugares onde a história aconteceu.

Você sabia que é possível visitar os locais mais importantes onde viveram e lutaram os lendários templários? Toda semana eu vou trazer para vocês um local diferente que tenha relação direta com a história dos templários. Lugares que podem ser visitados por você. Aqui eu listo alguns lugares na França que são pouco conhecidos e visitados pela maioria mas que nem por isso são menos interessantes.

 

 

TudoSobreViagens

Anna Karina Faria Pires

Carioca de 29 anos, bacharel em direito, amante de viagens, aventureira, com o sonho de conhecer o mundo!

«

»

×

Curta a nossa Página!