fbpx
Search here...
TOP
Europa Grécia Ilhas Gregas

Quando ir as ilhas gregas: Veja quais são os melhores meses para visitar as ilhas

Roteiro pela Grécia
Tempo de leitura: 7 minutos

Quando ir as ilhas gregas

Quando ir as ilhas gregas é, ao mesmo tempo uma pergunta fácil e difícil de responder. Afinal, a época ideal para você visitar esse lugar maravilhoso depende muito do que você está procurando, de que tipo de praia você gosta, do seu orçamento e etc. Se você procurar em qualquer blog na internet você vai achar sempre as mesmas respostas. A melhor época para ir as ilhas gregas vai de Maio a Outubro. E, sim isso é verdade mas dependendo do mês que você for viajar você pode encontrar uma Grécia diferente.

Por isso, é importante você ter várias coisas em mente antes de comprar a sua passagem e montar o seu roteiro pela Grécia.

Vamos a algumas delas:

  • Olhe para o seu orçamento
  • O objetivo da sua viagem, se é em família, lua de mel ou farra com os amigos
  • Se você gosta de praias mais vazias ou mais movimentadas
  • Qual ou quais ilhas você pretende visitar
  • Clima e temperatura da água

Ao levar alguns, ou até mesmo todos esses fatores em consideração eu tenho certeza que você vai saber direitinho quando ir as ilhas gregas e fará um viagem incrível.

Quando NÃO ir as ilhas gregas

Você já sabe que a melhor época de quando ir as ilhas gregas é de meados de Maio até a segunda quinzena de Outubro. Afinal, são entre esses meses que fazem mais calor e tem menos chance de chover em todas as ilhas gregas. Entre meados de Maio e até o final de Junho ainda é primavera mas esta já está no final. Assim, o tempo já começa a esquentar, as chuvas diminuem, os restaurantes começam a abrir e muitos ferry boat começam a operar.  Por isso, se você quer pegar uma praia e ver aquele mar azul, de águas cristalinas então não vá entre os meses de Outubro e Abril. Eu também não aconselho a primeira quinzena de Maio.

Entre esses meses acontecem o outono (de 21 de Setembro a 21 de Dezembro), o inverno (de 21 de dezembro a 21 de Março) e o início da primavera, ou seja é muito frio e chove muito. Além disso, nesses meses muitos restaurantes estão fechados nas ilhas e tem pouquíssimos ferry boats e voos funcionando. Em algumas ilhas menos turísticas nem sequer tem voo ou barco disponível.

Ou seja, essa com toda a certeza não é a Grécia dos seus sonhos. Se quiser ir a Grécia durante esses meses vá apenas a Atenas e a região do Peloponeso.

Quando ir as ilhas Gregas mês a mês

Agora que você já sabe quando não é bom de visitar as ilhas gregas, vamos ver dentre os meses recomendados qual é o melhor para você.

greekislands meteo average weather - Quando ir as ilhas gregas: Veja quais são os melhores meses para visitar as ilhas - ilhas-gregas, grecia, europa

foto: hikersbay

 

Quando ir as ilhas Gregas: Meados de Maio (Para quem quer praias tranquilas e precisa gastar pouco)

Meados de Maio é uma boa pedida de quando ir as ilhas gregas. Afinal, a primavera já se encaminha para o seu fim, ou seja, chove menos, fica mais quente e os dias duram mais. Além disso, as ilhas já começam a ficar mais movimentadas e tudo já começa a funcionar, principalmente nas ilhas mais turísticas. Esse período é muito bom para quem viaja em família ou de lua de mel, pois é um período bem tranquilo. Nesta época, as ilhas não estão abarrotadas de adolescentes americanos enchendo a cara.

Se você é o tipo de pessoa que gosta de praias mais vazias e não gosta de tanta muvuca, meados de Maio será perfeito para você. Outra vantagem dessa época é que viajar nesse mês é muito mais barato do que viajar nos outros meses. Por isso, se você estiver com a grana apertada pode apostar nesse mês.

MAS, saiba que, como em Maio ainda é primavera o tempo pode ser muito instável. Você pode ter a sorte de pegar todos os dias de sol, ou todos os dias nublado. Além disso, nesse mês do ano as águas do mar estão bem frias mesmo pessoal. Então, se você gosta de pegar aquela praia e dar uns bons mergulhos, é melhor não arriscar ir em Maio. Mas, se a sua pretensão não for  tomar banho e se você gosta de ir a praia só para pegar sol, talvez você goste deste mês.

Quando ir as ilhas gregas

Em Milos, tentando tomar coragem de entrar na água extremamente gelada, em meados de Maio

Além disso, o clima nessa época é bem ameno. Os termômetros batem no máximo 27 graus, e ficam entre 19° e 23°c. Ou seja, não é calor, é uma temperatura agradável, mas para entrar na água gelada do mar, pode atrapalhar um pouco.

Melhores ilhas para visitar: Mykonos, Santorini,Rodes,Corfu e Creta

Maio é um bom mês para visitar especificamente estas ilhas gregas.Afinal, com toda a certeza Mykonos e Santorini são as ilhas mais famosas da Grécia e também as mais caras e lotadas. Assim, visita-las em meados de Maio é uma forma de economizar e evitar as muvucas da alta estação.

Em Mykonos, algumas beach clubs já começam a funcionar, mas nada comparado a Agosto. O único inconveniente deste mês é a água do mar que está muito gelada. Mas, se isso não for um problema para você, então Maio é um mês perfeito.

Já Santorini é melhor ainda de visitar nessa época do ano. Pois, por incrível que pareça essa ilha não é bem um destino de praia. As praias mais bonitas da Grécia, definitivamente não estão em Santorini. Por isso, ir em Maio é o ideal, já que o tempo já está bom, e se você pegar tempo nublado isso não vai atrapalhar. E, principalmente, nesta época é menos cheia que em Junho, Julho e principalmente Agosto. Nestes últimos meses você não consegue nem andar na ilha  de tanta gente que tem.

Já quanto a ilha de Creta, a vantagem de ir nessa época do ano é que está ilha não é feita só de praias paradisíacas. Tem muitos museus, castelos e ruínas para visitar. Assim, caso chova durante algum dia da sua viagem, você já terá programação e não perderá um dia.

www tudo sobre viagens santorini Easy Resize.com  - Quando ir as ilhas gregas: Veja quais são os melhores meses para visitar as ilhas - ilhas-gregas, grecia, europa

Em Maio, Santorini já estava começando a ficar cheia de turistas. Já estava difícil tirar foto, imagina no verão.

Leia também Santorini: Como conhecer a ilha mais famosa da Grécia gastando pouco! Sim, é possível!

Quando ir as ilhas gregas: Junho (O segundo melhor mês)

Na minha opinião, Junho é o segundo melhor mês do ano para visitar as ilhas gregas. Afinal, dia 21 de Junho é quando tem inicio o verão europeu, por isso ao longo do mês o tempo vai ficando cada vez mais firme. Ao contrário de meados de Maio, em Junho a possibilidade de tempo nublado e de chuva é quase zero. A água continua gelada durante esse mês mas como a temperatura média também aumenta, fica mais fácil de encarar o mar gelado.

Apesar de não ser tão barato e nem tão vazio quanto Maio, o mês de Junho é muito mais barato do que Julho e Agosto, e também não está tão cheio de turistas.

Melhores ilhas para visitar: Milos, Creta, Ilhas jônicas e Mykonos

Em Junho, estas ilhas não estão tão lotadas e nem tudo está tão caro. São nessas ilhas que estão as melhores e mais bonitas praias da Grécia. O tempo já vai está bem firme, e apesar de não estar um calor de 40 graus, já é bem mais quente que em Maio.

As águas ainda podem estar um pouco geladas, mas não tanto quanto em Maio e o calor vai compensar.

Quando ir as ilhas gregas

Praia de Paragras em Mykonos

 Julho (Para quem quer pegar praia e está disposto a gastar mais)

Em Julho, o verão europeu já começou a todo vapor, isto inclui muito calor, muita gente e uma alta nos preços de hotéis, passagens e restaurantes.

A água do mar já está mais quentinha e as festas nas beach clubs já começam a bombar. Por isso, se o seu objetivo é balada e muita praia, então vá em Julho que você vai amar. Mas, prepare-se para tomar uma facada no preço das coisas.

Melhores ilhas para visitar: Ilhas Jônicas, Milos, Koufonisia, Paros e Naxos

Estas ilhas são bem menos caras e populares que Mykonos e Santorini, que com toda a certeza em Julho já começa a ficar intransitável. Nestas ilhas as praias são lindas e paradisíacas. Se seu objetivo é pegar praia, sem gastar tanto assim vá em uma dessas ilhas.

Destas, as ilhas Jônicas tem ficado cada vez mais populares, principalmente Zaquintos, por conta da Navagio Beach. Por isso, é bem provável que ela esteja lotada, também nesta época. Já, Lekfada e Cefalônia, que também fazem parte das Jônicas devem está mais tranquilas que Zaquintos.

Quando ir as ilhas gregas

Praia de Papafragras bem vazia durante meados de Maio

Quando ir as ilhas gregas: Agosto (Para quem está com grana, quer festas e badalação e não se importa com multidões)

Agosto, definitivamente é o mês do desgosto, quando o assunto é quando ir as ilhas gregas, rs. Afinal, este é o mês das férias escolares no hemisfério norte. Assim, as ilhas estão abarrotadas de adolescentes americanos, bêbados na maiorias das vezes. Isso torna dirigir nessa época até perigoso, e o que muita gente não conta para você é que acidentes são bem comuns nessa época.

Além de ter engarrafamento nas estradas, prepare-se para ilhas lotadas. Em Santorini e em Mykonos você mal consegue andar nas ruas de Chora ou de Oia. Outra desvantagem dessa época é que tudo é muito mais caro, sem dúvida é o mês mais caro para visitar as ilhas gregas.

Mas, em compensação, Agosto é o mês mais quente do ano e a água do mar fica mais quentinha. Além disso, é justamente neste mês que acontecem as melhores noitadas.

Melhores ilhas para visitar: Mykonos, Milos, Lekfada, Cefalônia, Koufonisia

Se o seu objetivo é curtir uma das melhores festas da Europa então vá a Mykonos em Agosto. Mas, se ao contrário disso você estiver fugindo de festas e agitação passe longe de Mykonos. Afinal, só vale a pena pagar o olho da cara e encarar uma multidão de pessoas todos os dias,  se você tiver um objetivo em mente: Festa!

Do contrário, prefira ir a ilhas menos tumultuadas como Lekfada, Koufonisia, Milos e etc. Apesar de TODAS as ilhas durante o mês de Agosto estarem mais cheias que em outros meses, essas são as que tem menos gente e que são mais baratas.

Roteiro pela Grécia

Chora

 Setembro (O melhor mês do ano)

Se Agosto é o pior mês do ano para ir as ilhas gregas, Setembro, sem dúvida é O MELHOR. Setembro é perfeito pessoal. Afinal, ainda é verão, assim ainda está quente, os dias duram bastante e a água do mar está mais morna. Ou seja, vai dar praia com certeza.

Além disso, as férias escolares já acabaram e isso significa que a muvuca também já foi embora. Quando os americanos vão embora, também cai tudo. O preço das passagens diminui, o preço da hospedagem fica muito mais em conta e nos restaurantes também.

Ou seja, viajando em Setembro você vai pegar o melhor da alta estação, que é o clima quente e a água com uma temperatura boa para tomar banho. E o melhor da média estação, que são preços mais baixos e as ilhas mais vazias.

Melhores ilhas para visitar: Todas

Em Setembro, pode apostar em qualquer ilha grega que você vai aproveitar bastante. Talvez, Santorini esteja mais cheia do que em Maio, por exemplo, mas em compensação é muito bom para visitar as praias e fazer o passeio de barco.

20190525 174031 Easy Resize.com  - Quando ir as ilhas gregas: Veja quais são os melhores meses para visitar as ilhas - ilhas-gregas, grecia, europa

 

Em suma, evitem as ilhas mais famosas durante o verão europeu (Julho e Agosto), principalmente Mykonos e Santorini.  Durante esses meses  prefira as ilhas menos famosas e que tem menos estrutura turística. Pois elas costumam ser mais baratas e mais vazias. E, além disso elas tem praias de tirar o fôlego.

Deixe para ir as ilhas mais famosas como Santorini, Creta, Rodes e Mykonos em meados de Maio, Junho ou Setembro. Além de você economizar bastante na sua viagem você não vai encarar a multidão que essas ilhas costumam receber.

Então pessoal, se este post te ajudou não esqueça de comentar abaixo.

Um abraço

TudoSobreViagens

Anna Karina Faria Pires

Carioca de 29 anos, bacharel em direito, amante de viagens, aventureira, com o sonho de conhecer o mundo!

«

»

×

Curta a nossa Página!