fbpx
Search here...
TOP
Europa França Sul da França

Provence sul da França:7 dicas para visitar a região e não errar no roteiro

Foto: Paris City Vision
Tempo de leitura: 4 minutos

A região da Provence sul da França, é uma das regiões mais famosas e visitadas do país e o sonho de consumo de muitos viajantes. Se você está pretendendo visitar essa região é essencial que antes de começar a montar o seu roteiro você tenha informações importantes para sua viagem. Neste post eu reuni todas as principais dicas sobre essa região para você organizar bem a sua viagem e não cometer alguns erros que a maioria dos viajantes comete. Inclusive, eu mesma cometi alguns erros na viagem que fiz em 2018.

Se você seguir todas essas dicas direitinho te garanto que a sua viagem vai ser muito boa e inesquecível. Junto com as dicas eu vou contar quais foram os erros que eu cometi na minha viagem.

Justamente por conta desses erros é que decidi fazer esse post. Mas antes de mais nada eu queria esclarecer que ainda assim, a minha viagem foi inesquecível e maravilhosa. Mas se eu tivesse prestado a atenção a esses pontos a viagem a Provence sul da França teria sido muito melhor.

Veja uma sugestão de roteiro super diferente na Provence sul da França aqui.

Provence sul da França: 7 dicas para você montar o seu roteiro

1)Fique pelo menos 7 dias na região

Definitivamente, viagem corrida e Provence sul da França são frases que não cabem nem na mesma sentença. Provence combina com slow travel, ou seja, combina com uma viagem bem calma e tranquila, onde você pode aproveitar tudo de bom que a região tem a oferecer.

Por isso, o ideal é que você fique na Provence durante  7 dias, menos do que isso a viagem já vai ficar corrida.

Digo isso por experiência própria, afinal eu passei só 5 dias na região e foi tudo muito corrido. Sinceramente não consegui aproveitar a região como ela merece ser aproveitada.

Ah como me arrependo de ter passado tão pouco tempo em um lugar tão mágico. Preciso voltar urgente.

2) Tenha uma ou duas cidades como base

Isso mesmo pessoal! A melhor maneira de explorar a região é escolhendo uma cidade como base, ou até mesmo duas no máximo. Pois assim você evita de ficar indo de hotel a hotel. Afinal, de check in em check in você perde um baita tempo arrumando mala, desfazendo mala e etc. Além disso, ficar trocando de hotel a cada dois dias é chato, cansativo e nada produtivo.

Por isso, nada de ficar uma noite em cada cidade. Hospede-se ou em Avignon ou Aix en Provence e visite as outras cidades em passeios de um dia. Essa é com toda a certeza a melhor maneira de curtir a Provence.

Nós, em uma viagem de 5 dias nos hospedamos em três cidades diferentes, Carcassone, Marselha e Avignon. Então foi um tal de arrasta mala para um lado e para o outro que deus me livre. Foi muito cansativo.

Definitiva,ente, não recomendo!

Provence sul da França

Palácio dos papas em Avignon

3)Fique de 2 a 3 dias em Marselha

Um “erro “muito comum que a maioria dos viajantes comete é apenas passar por Marselha ou ficar só um dia. Marselha é uma cidade incrível e muito interessante. Ela é a segunda maior cidade da França e a mais antiga de todas também.

Esse foi um erro que eu não cometi. Ficamos dois dias em Marselha e foi muito legal.

Exitem muitas atividades legais para fazer por lá: Castelo D’If (A prisão do Conde de Monte Cristo), as ilhas Frioul, lindas igrejas e museus. Além disso, a própria cidade é um charme só.

Por isso, se for dividir as suas estadias, divida entre Avignon ou Aix en Provence, e termine a viagem por Marselha.

Provence sul da França

Entrada do chatêau D’ If em Marselha

4) Alugue um carro

Apesar de ser super viável explorar a região de trem, alugar carro tem muitas vantagens. Além é claro de ser mais confortável, de carro você pode passar por alguns vilarejos que certamente você não passaria em uma viagem de trem.

O trem é uma excelente opção para quem deseja visitar apenas as maiores cidades da região como Avignon, Marselha e etc. Mas para quem quer ir nos vilarejos pequenos e super charmosos da região, alugar um carro é essencial.

Nós não alugamos carro, mas pretendemos alugar da próxima vez.

Além disso, dirigir pelas estradas lindas da Provence é uma experiência única. E as mais bonitas e charmosas, geralmente são as mais longas, por isso alugar um carro vai otimizar muito o seu tempo.

5)Saiba falar o minimo de Francês

Antes de mais nada, quando eu digo saber o minimo de Francês é o minimo mesmo. Isso quer dizer que você não precisar completar frases inteiras em Francês.

Se você apenas cumprimentar as pessoas em francês isto vai te ajudar muito na viagem. Ou seja, use o Bonjour, Excusez -moi, Merci Beaucoup e etc.

Eu tenho francês avançado e confesso que  senti muita diferença na Provence sul da França, principalmente em relação a Paris. Teve muitas situações, inclusive em estação de trem que os funcionários simplesmente não falavam inglês, falavam apenas francês.

Quer saber quais são as palavras básicas em Francês ? Leia tudo no artigo Francês para viagens: 5 palavras mágicas que vão fazer você ser bem tratado em Paris

No sul da França se fala muito mais francês que em Paris(onde todo mundo fala inglês).

6) Prefira ir em  Julho, o melhor mês para visitar os campos de lavanda

A melhor época para ir a Provence é entre os meses de Junho e Agosto por um motivo simples, roxo e perfumado chamado campos de lavandas. Elas começam a florescer no final de Junho e geralmente chegam no seu auge entre o inicio e meados de Julho.

A colheita das lavandas geralmente começa em meados de Julho e muitas vezes indo até Agosto, isso vai depender do clima.

Por isso, ir aos campos de lavanda em Agosto você pode correr o risco de não pegar os campos em todo seu esplendor e auge, bem daquele jeito que a gente imagina a paisagem.

Assim, a época mais provável de você pegar os campos cheios de lavanda é indo em meados de Julho.

Nós não fomos em Julho porque não conseguimos tirar férias nesse mês, fomos em Maio. Foi muito bom, mas quero voltar pra lá em Julho e ver os famosos campos de lavanda.

Provence sul da França:  7° e mais importante dica

Organização e planejamento!!!

Com certeza, o segredo do sucesso em uma viagem para Provence sul da França é o planejamento. Se você pesquisar bastante e planejar bem o seu roteiro te garanto que a viagem será perfeita.

E foi justamente o que faltou na nossa viagem. Repito, ela foi muito boa mas poderia ter sido muito melhor se eu não tivesse sido totalmente afobada na hora de montar o roteiro.

 

Gostou das dicas? Deixe sua opinião nos comentários e não deixe de compartilhar.

Um abraço.

 

 

 

 

TudoSobreViagens

Anna Karina Faria Pires

Carioca de 29 anos, bacharel em direito, amante de viagens, aventureira, com o sonho de conhecer o mundo!

«

»

×

Curta a nossa Página!