fbpx
Search here...
TOP
Europa França Paris

Pontos turísticos em Paris: 13 locais marcantes na revolução francesa

a liberdade guiando povo pintura eugene delacroix 5b4cd89a2aac0 - Pontos turísticos em Paris: 13 locais marcantes na revolução francesa - paris, franca, europa
Tempo de leitura: 6 minutos

Quem viaja a França em busca de história e cultura, com toda a certeza quer visitar todos os pontos turísticos em Paris relacionados a sua história. E quando pensamos na história da França o evento mais marcante que vem a nossa cabeça é, sem dúvida a revolução francesa.

Afinal, a revolução de 1789 foi, junto com a revolução industrial, a revolução mais importante na história da humanidade. A ideia do povo cortando a cabeça de reis e nobres em busca da liberdade, igualdade e fraternidade é algo intrigante.

O bom é que a revolução teve a bela cidade luz como palco para os seus principais eventos. Desde o começo até o fim foi na cidade de Paris que aconteceu todo o desenrolar histórico. E hoje em dia a grande maioria dos locais onde acontecerem a revolução permanecem intactos e podem ser visitados.

Outros infelizmente foram completamente destruídos pelos revolucionários, só restando ruínas ou até mesmo nada. Apenas uma lembrança de tempos remotos.

Por isso se você  ama Paris e ama sua história, não deixe de visitar esses 13 pontos turísticos em Paris relacionados a revolução. É emocionante visitar cada cantinho onde aconteceu a história, você sente como se tivesse feito parte daqueles dias de luta pela liberdade.Vamos viajar agora pela história de Paris?

1.Palácio de Versalhes

Versalhes é onde a nossa jornada histórica tem que começar.Afinal, não existe maior símbolo do luxo e da extravagância da monarquia do que esse palácio. Paredes e tetos cobertos a ouro, pisos de mármore e lustres de cristal demonstram como a monarquia francesa gastava dinheiro na época. Não é atoa que o palácio de Versalhes é um dos castelos mais luxuosos da Europa.

Enquanto a nobreza vivia no mais absoluto luxo o povo francês morria de fome. Essa situação é que acarretou a insatisfação popular e foi o grande estopim para a revolta de 14 de Julho de 1789.

O palácio de Versalhes é, com toda a certeza um ponto turístico em Paris fundamental para entender a revolução francesa. Visita- lo é viajar no tempo. Não tem como você não ficar admirado com toda beleza e o luxo desse lugar.

 

pontos turísticos em Paris

2.Le Procope

O café Le Procope é um dos cafés mais antigos da França e é o café mais antigo de Paris. Fundado em 1686 este café teve sim um papel importante durante a revolução francesa. Afinal, era nesse restaurante que as figuras históricas mais importantes da revolução francesa costumavam tomar um café.

Danton e Marat ( membros do Les cordeliers),  Voltaire e Robespierre costumavam frequentar o café.E enquanto tomavam um cafezinho debatiam os ideais iluministas e planejavam a revolução francesa.

O café ainda funciona normalmente, ou seja, ainda hoje você pode almoçar e jantar nele e quem sabe, planejar alguma revolução. Porque não, rs?

pontos turísticos em Paris

Le Procope foto: wikipédia

3.Palais Royal

Foi nos jardins do Palais Royal que uma figura muito importante da revolução francesa discursou de uma maneira tão calorosa para o povo parisiense que esse discurso acabou culminando no evento mais importante da revolução.

Camille Demoullins subiu em uma das mesas do café du Foy, em 12 de julho de 1789, e incitou toda a população parisiense a pegar em armas e lutar pela liberdade.  Dias depois a Bastilha foi tomada pelos revolucionários.

800px PalaysRoyal Garten Easy Resize.com  - Pontos turísticos em Paris: 13 locais marcantes na revolução francesa - paris, franca, europa

Vista dos jardins do Palais Royal foto: wikipédia

4.Hotel des Invalides

Em 14 de Julho de 1789, o povo parisiense tomado pelo espirito revolucionário  e aos cantos da Marselhaise, invadiu o prédio do hotel de Invalides. Lá eles pegaram o total de 32 mil espingardas e seguiram para a praça da Bastilha. Onde derrubariam a prisão politica que simbolizava toda a opressão da monarquia.

pontos turísticos em Paris

foto : wikipédia

5.Praça da Bastilha

Foi nessa praça que aconteceu o evento mais marcante da revolução francesa: A queda da Bastilha. Evento que marca o inicio de uma das revoluções mais importantes do mundo e que mudaria para sempre a história da França e da humanidade.

A população faminta e armada se dirigiu até a prisão da Bastilha, um dos maiores símbolos do poder real. Lá o povo atirou nas pessoas que lá trabalhavam, soltaram os prisioneiros, queimaram e destruíram o edifício e decapitaram o governador da Bastilha, Launay. Sua cabeça foi posta numa lança e carregada pelas ruas de Paris aos gritos enlouquecidos da população.

Hoje, a única parte que resta da bastilha é uma parte muito pequena do piso da antiga prisão.

 

De fato, o que resta hoje da Bastilha não é nada tão monumental assim, por isso dificilmente você irá ver essa visita inclusa em algum roteiro guiado ou agências.

Com toda a certeza os resquícios da Bastilha não são considerados propriamente um ponto turístico em Paris.

Mas acredito que para os fissurados na história da França valha muito a pena a visita. O local fica perto da rua Saint Antoine, na praça Henri Galli. 

pontos turistícos em Paris

Ruínas da Bastilha em Paris foto: wikipédia

6.Palácio das Tulherias

Foi no antigo palácio que ficava no jardim das Tulherias que a família real ficou morando depois de saírem de Versalhes. Ali eles moraram por três anos até uma tentativa frustrada da família real de fugir da França.

Durante a fuga para a Áustria a família real foi novamente capturada pelos revolucionários e levada de volta para o palácio.

Infelizmente o palácio foi destruído durante a revolução e a única coisa que resta dessa época é o famoso jardim das Tulherias. Um dos jardins mais bonitos de Paris e que pode ser visitado de graça.

Saiba quais são as principais atrações grátis em Paris no artigo 9 passeios em Paris totalmente grátis

 

pontos turísticos em Paris

Os jardins das Tulherias e o palácio das Tulherias foto:wikipédia

pontos turístico em Paris

Jardim das Tulherias hoje

7-Palácio de Luxemburgo

O palácio de Luxemburgo foi transformado em prisão na época da revolução francesa. Em 1794, os revolucionários Danton e Camille Demoulins ficaram presos no palácio.

Hoje o palácio é o local onde funciona o senado francês e ele pode ser visitado. O palácio não costuma ser muito visitado e não é um ponto turístico em Paris muito famoso pois a visitação a ele é pouco divulgada.

Para realizar visitas em grupos você precisa entrar em contato com o senado francês e pedir uma autorização para visitar. E as visitas individuais acontecem um sábado por mês e tem que ser agendada antes pela internet. Uma das atrações mais legais do palácio é que lá está o trono de Napoleão Bonaparte.

pontos turístico em Paris

Palácio de Luxemburgo

8-Square du Temple

Apesar de hoje não ser  um ponto turísticos em Paris digno de estar presente nos principais roteiros de viagem a verdade é que essa praça tem é muita história para contar. Localizada em um dos bairros mais antigos de Paris, o Marais, essa praça é o local onde ficava a torre do templo.

Esta torre serviu de prisão para o rei Luis XVI em 1792 até ele ser levado para a guilhotina. Assim como o rei o delfim Luis XVII também foi levado para a torre onde seria visto pela última vez.

A torre fazia parte da casa do templo, um terreno amplo construído pelos cavalheiros templários em 1240.

Em 1808, Napoleão Bonaparte mandou demoli-la porque não queria que a torre servisse como local de peregrinação aos monarquistas. Uma pena !

Hoje, apenas o que resta é uma praça no bairro Marais, bem sem graça por sinal e a prefeitura. Nem daria para dizer que um dia lá já foi o local de um prédio onde os templários habitaram por anos. Além de também ter servido como prisão revolucionária e palco de um dos grandes mistérios da história da França: A morte do delfim Luis XVII.

 

Tour du Temple circa 1795 Ecole Francaise 18th century Easy Resize.com  - Pontos turísticos em Paris: 13 locais marcantes na revolução francesa - paris, franca, europa

Torre do templo foto:Wikipédia

pontos turísticos em Paris

Square du temple com a prefeitura de Paris ao fundo foto:wikipédia

9-Conciergerie

A conciergerie é um dos pontos turísticos em Paris mais legais e impressionantes. O edifício já foi moradia dos reis da França na idade média. Na época da revolução francesa  funcionou como prisão e era conhecida como antessala da morte já que poucos saiam livres de lá.

Muitas pessoas ficaram presas aí durante a revolução francesa e a mais importante delas, com toda a certeza foi a rainha Maria Antonieta. A rainha dos brioches só saiu de lá para a guilhotina.

Ainda hoje você pode ver a cela da rainha bem como a dos outros prisioneiros.

www tudo sobre viagens conciergerie paris Easy Resize.com  - Pontos turísticos em Paris: 13 locais marcantes na revolução francesa - paris, franca, europa

 

www tudo sobre viagens conciergerie cela maria antonieta paris Easy Resize.com  - Pontos turísticos em Paris: 13 locais marcantes na revolução francesa - paris, franca, europa

 

10-Place de La concorde

A place de la Concorde foi o último lugar onde a família real francesa viu a luz do sol. Foi no meio dessa praça onde Maria Antonieta, Luis XVI e até mesmo Danton e Robespierre, foram guilhotinados. Ao todo foram mais de mil pessoas que perderam suas cabeças nessa praça. Afinal, durante o período revolucionário era lá que a guilhotina ficava, aterrorizando toda a população.

pontos turístico em Paris

Place de la concorde

 

11- Hotel de Ville

O hotel de Ville que de hotel não tem nada, hoje em dia é onde fica a prefeitura de Paris. Mas na época da revolução esse edifício foi,primeiramente a sede da comuna de Paris.

Depois, durante a era do terror foi transformada em prisão. Robespierre ficou preso no hotel de vile nessa época.

E foi nessa praça onde em 1792 a guilhotina seria usada pela primeira vez. A primeira de muitas vitimas da guilhotina foi Nicolas-Jacques Pelletier.

pontos turístico em Paris

12-Saint Dennis

Nessa basílica, localizada no subúrbio de Paris é que estão enterrados os restos mortais de todos os reis da França inclusive os de Maria Antonieta e Luis XVI.

Com toda a certeza é um ponto turístico em Paris que vale muito a pena ser visitado pois guarda muitas surpresas interessantes.

O que fazer em Paris

Túmulo de Maria Antonieta e Luis XVI

13-Panteão de Paris

O edifício hoje chamado de panteão na verdade não foi construído com esse objetivo. O local seria uma igreja dedicada a santa Genoveva. Mas assim que sua construção chegou ao fim os revolucionários a tomaram e a transformaram em panteão.

Assim lá estão enterradas grandes figuras da revolução francesa e iluministas como Rousseau e Voltaire.

pontos turístico em Paris

Então pessoal, esses foram os principais pontos turísticos em Paris ligados a revolução francesa. Se você é apaixonado por história não deixe de visitar cada um deles. Paris é uma cidade incrível e cada canto dela é repleto de histórias.

Para saber mais sobre outros pontos turísticos em Paris leiam também Pontos turísticos de Paris: 30 pontos turísticos imperdíveis da cidade luz.

 

Um abraço

 

 

TudoSobreViagens

Anna Karina Faria Pires

Carioca de 29 anos, bacharel em direito, amante de viagens, aventureira, com o sonho de conhecer o mundo!

«

»

×

Curta a nossa Página!