fbpx
Search here...
TOP
Destinos Dicas Europa França Paris

Paris por área: Louvre, o coração de Paris

Tempo de leitura: 6 minutos

Bairro do Louvre

 O bairro do Louvre é, sem dúvida, um dos bairros mais charmosos de Paris. Todo charme, a elegância e a beleza de Paris estão resumidas aqui  É nele que está localizado o museu mais famoso do mundo, o Museu do Louvre.O bairro do Louvre fica localizado no 1° arrondissement ( distrito de Paris), o arrondissement mais antigo da cidade. 

Para você entender melhor, vamos explicar o que é Arrondissement. Paris é toda dividida em arrondissements, que nada mais são que distritos. Essa divisão segue um formato de caracol, como mostra a foto abaixo.

bairros de paris - Paris por área: Louvre, o coração de Paris - paris, franca, europa, dicas-de-viagens, destinos-de-viagem

São ao todo 20 arrondissement, ou distritos na cidade. Sendo que quanto mais perto do 1° mais perto do centro fica localizado o bairro. Ou seja, o bairro do Louvre,  é o mais central de todos, fica no coração de Paris.

Porque se hospedar no bairro do Louvre

 Ser o bairro mais central de todos significa basicamente duas coisas: você poderá fazer TUDO a pé e poderá pegar todas a linhas de metrô que fazem ligação com os principais pontos da cidade.

Daqui você poderá visitar  o museu do Louvre, Jardim das Tuleries, Place de La Concorde, Champs Elysées, Catedral de Notre Dame e até a Torre Eiffel. Ou seja, hospedar-se aqui rende uma excelente economia com transporte, já que você pode fazer tudo a pé. Além disso, você tem a praticidade e a comodidade de estar perto de todas as principais atrações de Paris. 

Mas se andar não for o seu forte e caso você prefira usar o metrô, aqui também é uma das melhores áreas. No bairro funciona a estação Châtelet – Les halles, uma das mais centrais da cidade,e por onde passam praticamente todas as linhas de metrô.

Ou seja, se você quer estar perto do metrô, quer praticidade e a  comodidade de poder fazer tudo a pé, se hospedar no Louvre é uma excelente opção. Bairro ideal para quem tem pouco tempo na cidade luz.

Quer ver outras opções de Onde se hospedar em Paris? Então leia:  Onde se hospedar em Paris? Saiba quais são os bairros que mais combinam com você e com a sua viagem

Louvre

Roteiro a pé pelo bairro do Louvre

Um dia pode ser o suficiente para você conhecer o bairro. Tudo vai depender do tempo que você pretende ficar na principal atração da região: O museu do Louvre. O ideal para conhecer bem o museu é ficar um dia inteiro lá dentro. Se esse for o seu caso, talvez você precise voltar outro dia para passear pelo bairro com mais calma. Neste caso você poderá visitar nesse dia o museu e os jardins das Tuleries. E no outro dia passe pela Rue Rivoli, place de la concorde e você até aproveitar para visitar o Museu D’Orsay que é muito próximo.

Mas se você não pretende passar todo o dia no museu com toda a certeza você consegue conhecer tudo num só dia. Se você não estiver hospedado aqui pegue o metrô Palais-Royal – Musée du Louvre, linhas 1 e 7 ou Tuileries, linha 1, Concorde, linhas 1, 8 e 12.

Museu do Louvre > Rue da Rivoli >  Jardim das Tuleries > place de la concorde

Comece o tour logo na parte da manhã e já vá logo para o museu do Louvre, pois esse é o melhor horário para visita-lo. Após a sua visita, saia do museu do Louvre pela lado direito, da ala Richilieu, pois é dessa ala que você chega diretamente a Rue deu Rivoli. Almoce em um dos vários restaurantes dessa rua e aproveite para fazer compras.

Da rue da Rivoli, siga em frente que você vai parar nos jardins das Tuleries. Descanse do almoço sentando em umas das cadeiras que ficam pelo jardim.

Do jardim você vai andar uns 640 m  até chegar a famosa place de la Concorde

 

Fotor 154595567509047 - Paris por área: Louvre, o coração de Paris - paris, franca, europa, dicas-de-viagens, destinos-de-viagem

O que fazer

1- Museu do Louvre 

A principal atração do bairro, com toda a certeza é o Museu do Louvre, parada obrigatória em qualquer viagem a Paris.  O Louvre é um dos maiores museus do mundo. Seu acervo é riquíssimo. Toda a história da humanidade encontra-se nesse museu. Peças arqueológicas de toda a civilização antiga, medieval e moderna. Além disso, lá repousa a maior obra de arte da história, a misteriosa Monalisa. 

Leia dicas essenciais para visitar o Louvre no artigo:  Museu do Louvre: Como evitar multidões e ver todas as obras num só dia

 Louvre

Monalisa

Louvre

2- Pirâmide do Louvre 

A pirâmide do Louvre foi inaugurada em 1989, em homenagem ao bicentenário da revolução francesa.Mas o projeto, cujo objetivo era apenas uma homenagem, acabou se transformando em uma das principais atrações de Paris. Na época de sua construção a opinião pública era contra esse projeto. Acreditavam que a pirâmide iria destoar da arquitetura do palácio do museu e que não ficaria bonito. Bom, o tempo acabou provando o quanto os franceses estavam errados não é mesmo? Pois hoje a pirâmide de vidro projetada pelo arquiteto Ming Pei é um dos símbolos de Paris e um clássico da arquitetura moderna.

Louvre

 

3- Jardim das Tuleries

Os jardins das Tuleries é o jardim mais lindo de toda Paris. Foi em 1564 que Catarina de Médici, uma das rainhas francesas mais famosas, ordenou sua construção. Na época o jardim era o local onde a realeza dava muitas festas e bailes. 

Hoje o jardim é um dos lugares mais frequentados de Paris, tanto pelos turistas quanto pelos próprios parisienses. Na primavera e no verão é comum ver os franceses fazendo piquenique. Mas a época mais perfeita para visitar o jardim é no auge da primavera. Pois é nessa época que ele  está repleto das mais variadas flores, o que deixa tudo infinitamente mais lindo.

Louvre

Louvre

Leia também: Quando ir a Paris: Veja agora a melhor época para viajar

4-  Place de la Concorde

A place de la Concorde é uma das praças mais interessantes da cidade. Eu resumiria ela em 3 palavras: Beleza, história e praticidade. Beleza pois essa praça é linda e é a segunda maior praça da França.Aqui que encontramos o Obelisco de Luxor com  mais de 3.000 anos de idade. Presente do rei do Egito. O obelisco veio para a França  em 1833.Além disso, na praça também tem uma uma das fontes mais belas de Paris, a fonte de Jacques Hittorff.

Nesta praça também aconteceu o momento mais marcante da história francesa: A decapitação do rei Luis XVI e da rainha Maria Antonieta. Place de la concorde significa praça da Concórdia, um nome meio estranho, rs, deveria se chamar praça da discórdia,rs.

Se o bairro do Louvre é o mais central de todos, então a place de la Concorde é o centro do centro. Além de você estar perto do museu do Louvre e dos jardins das Tuleries, você está muito perto das champs Elyseés, do arco do triunfo e da Torre Eiffel. Inclusive já da praça, perto do Obelisco você tem vista desses dois lugares. Ou seja, hospedar-se aqui é prático pois em um dia você pode passar pelo museu do Louvre, pelo Arco do triunfo e pela torre.

Louvre

Obelisco de Paris

Louvre

Louvre

Champs Elyseés e Arco do Triunfo vista da place de la Concorde

Louvre

Torre eiffel vista da Place de la Concorde

5-Pont des arts

Paris não é famosa somente pelos seus monumentos e museus, mas também pelas inúmeras pontes espalhadas pela cidade. Lindas, românticas e cheias de charme, todo mundo que visita a cidade quer conhece-las. E a pont des arts, ou ponte das artes, é uma das mais famosas. É nela que casais apaixonados do mundo todo penduram os cadeados e jogam a chave no Rio Sena.

Hoje em dia, se você passear pela ponte vai reparar que tem poucos cadeados nela. Isso acontece porque a prefeitura ordenou a retirada dos cadeados por questões de segurança. O peso dos cadeados era uma ameaça constante a segurança das pessoas que circulavam pelas pontes e para os barcos. Já que está corria o risco de desabar a qualquer momento.

Mas ainda assim, com toda a certeza, você ainda verá muitos cadeados na ponte.

 

6- Ponte Neuf

Apesar do nome, que significa ponte nova, a pont neuf é a ponte mais antiga de Paris. Ao longo dos séculos ela foi reformada diversas vezes e sempre acompanhou de perto a história de Paris. Hoje, ela é uma das pontes mais fotografadas da cidade, pois proporciona uma visão linda de Paris.

Louvre

 

Onde comprar

 Rue de Rivoli 

A rue de Rivoli começa na place de la concorde e continua por todo o museu do Louvre, Jardins das Tuleries e mais além. Ao sair dos jardins ou do museu você logo estará nessa rua, que sem dúvida é uma das mais famosas de PARIS. Nessa rua o que não falta é opção de lojas. Desde lojas de grifes, até lojas mais acessíveis como a Zara e Forever 21, por exemplo. Além disso, você também vai encontrar muitas lojas de souvenir por toda a rua, e muitas lojinhas tipicamente francesas.

 

E ai ? Vocês já se hospedaram nessa região? Deixe nos comentários.

TudoSobreViagens

Anna Karina Faria Pires

Carioca de 29 anos, bacharel em direito, amante de viagens, aventureira, com o sonho de conhecer o mundo!

«

»

×

Curta a nossa Página!