fbpx
Search here...
TOP
Europa Grécia

O que fazer em Atenas: 10 lugares que vão fazer você viajar no tempo

www tudo sobre viagens atenas templo zeus jpg Easy Resize.com  - O que fazer em Atenas: 10 lugares que vão fazer você viajar no tempo - grecia-2, europa
Tempo de leitura: 7 minutos

O que fazer em Atenas: Conheça os lugares mais importantes para a história da humanidade

O que fazer em Atenas relacionado a história antiga, com toda a certeza é uma dúvida que todo mundo que decide visitar a capital grega tem. Aliás, depois das maravilhosas ilhas gregas, o segundo principal motivo de uma viagem a Grécia é visitar Atenas, justamente pela sua riqueza histórica. Afinal, quem nunca sonhou em conhecer Atenas? Nós sonhamos em conhecer essa cidade desde os tempos da escola ou depois que assistimos a algum filme. O fato é: prepara a emoção pois se você é fã de história, com toda a certeza você vai amar conhecer Atenas.

Além disso, a história da Grécia é de importância vital em nossas vidas até hoje.Afinal, quase tudo que a gente conhece, pode ter certeza que foi algum grego que inventou há milhares de ano atrás,rs. O teatro, a democracia, a filosofia, as olimpíadas, concurso de beleza, praticamente tudo começou lá.

Por isso, se você quiser saber o que fazer em Atenas, não deixe de ler este post. Assim, você já vai chegar nos lugares sabendo muito sobre tudo que aconteceu ali há milênios atrás.

Leia mais sobre a Grécia:

1) O que fazer em Atenas: Acrópole

Quando o assunto é o que fazer em Atenas, é claro que a Acrópole é figura certa nesta lista e tem que estar em primeiro lugar. Afinal, não existe lugar na Grécia onde a história antiga está mais enraizada do que nas ruínas da Acrópole.  Na época, era comum que as cidades fossem construídas nos lugares mais altos, pois era uma estratégia de defesa das grandes cidades. Assim, a Acrópole de Atenas servia como uma fortificação militar além de centro politico e santuário religioso.

Na Acrópole tem o Parthenon,  templo de Atena Nike (deusa da sabedoria e das artes), padroeira da cidade na Antiga Grécia. O Erecteion, que segundo a mitologia foi neste local que a deusa Atena e o deus Poseidon brigaram pelo domínio da cidade. As cariátides dão todo um charme ao templo.São seis no total sendo que as cinco originais estão no museu da Acrópole.

Como visitar: Para entrar na Acrópole você tem que pagar o valor do ingresso, que custa 20 euros. Com este ingresso você vai a Acrópole, ao Odeon de Herodes e ao teatro de Dionísio. Afinal, esses dois monumentos ficam bem perto da Acrópole. A visita duram em média umas duas horas, se você for com bastante calma para admirar o lugar.  Não se esqueça de levar chapéu, boné e óculos escuros caso você faça a visita em um dia de sol, principalmente se for no verão. Afinal, o sol bate com força no alto da cidade, por isso é melhor estar precavido.

www tudo sobre viagens atenas entrada acropole jpg Easy Resize.com  - O que fazer em Atenas: 10 lugares que vão fazer você viajar no tempo - grecia-2, europa

Entrada da Acrópole

 

www tudo sobre viagens atenas eraction cariatides jpg Easy Resize.com  - O que fazer em Atenas: 10 lugares que vão fazer você viajar no tempo - grecia-2, europa

O Erecteion e as famosas cariátides

O que fazer em Atenas

O Partenon

2) O que fazer em Atenas: Teatro de Dionísio (O berço do teatro ocidental)

Localizado ao sul da Acrópole, o teatro de Dionísio é daqueles lugares que marcam a história da humanidade até os dias de hoje. Afinal, foi no teatro de Dionísio que surgiu  a arte do teatro e a tragédia. Era lá que foram encenadas pela primeira vez as grandes tragédias gregas. Por isso, esse teatro, dedicado ao deus do vinho, Dionísio, era o teatro mais importante da Grécia antiga.

Hoje em dia o teatro é uma daquelas ruínas históricas bem arruinadas, rs mas ainda assim muito emocionantes. Não tem como você sentar naquele lugar e não imaginar as peças sendo encenadas no palco e todos aqueles nobres da época sentados em suas cadeiras na primeira fila.

Como visitar: Quando você compra o ingresso para  Acrópole você também tem acesso ao teatro. Ele fica na ladeira sul da Acrópole.

www tudo sobre viagens atenas teatro dionisiojpg Easy Resize.com  - O que fazer em Atenas: 10 lugares que vão fazer você viajar no tempo - grecia-2, europa

Turistas sentados nas arquibancadas só imaginando uma peça sendo encenada a milhares de anos atrás

 

www tudo sobre viagens atenas teatro dionisio cadeirajpg Easy Resize.com  - O que fazer em Atenas: 10 lugares que vão fazer você viajar no tempo - grecia-2, europa

Nas cadeiras só sentavam os nobres e ricos da sociedade ateniense

3) O que fazer em Atenas:Odeon de Herodes

Com toda a certeza, o Odeon de Herodes é uma das construções antigas mais bonitas da Grécia. Ele foi construído por Tibério Cláudio Herodes Ático em 161 a.c  para audições musicais. A construção foi uma homenagem a sua falecida esposa.

Como visitar: A única maneira de entrar no Odeon é para assistir peças de teatro ou shows de música. Assim, ele não pode ser visitado só para conhece-lo. Você pode vê-lo de um mirante que fica na Acrópole. A vista é linda e rende fotos maravilhosas.

o que fazer em Atenas

4) O que fazer em Atenas: Templo de Zeus

Construído VI e II A.C este templo foi feito em homenagem ao todo poderoso ZEUS. A construção foi toda feita em mármore, e na Grécia antiga ele tinha ao todo 104 colunas.Hoje em dia restam apenas 15 colunas. Por causa de um grande terremoto que ocorreu na idade média, grande parte do templo foi destruído. Quem terminou a construção do templo foi o imperador romano, Adriano quando este invadiu a Grécia.

Em sua homenagem o grande imperador mandou construir um gigante arco, que fica perto do templo e que separava A cidade antiga (cidade de Teseu) Da nova cidade (cidade de Adriano).

Como visitar: A visita ao templo de zeus custa 12 euros por pessoa e é uma visita bem simples e curta. Afinal, a única coisa que vale mesmo a pena ver lá é o próprio templo que por sinal é impressionante. Realmente de uma grandiosidade sem igual.

O que fazer em Atenas

Não tem como não se espantar com a grandiosidade deste templo

5) Estádio Panatenaico (O berço das olimpíadas)

Em 330 A.C neste mesmo lugar foi construído um estádio de madeira onde, de 4 em 4 anos era celebrado as Panateneas. Este evento nada mais era que uma celebração religiosa em homenagem a deusa Atena. As competições eram realizadas em forma de jogos, música e até concurso de beleza.

500 anos depois Herodes Atticus reconstruiu o templo todo em mármore. Hoje, este é o único estádio do mundo feito em mármore.

As olimpíadas como as conhecemos hoje, nasceu neste estádio em 1896.

Como visitar: Para visitar o estádio você paga 3 euros pela entrada que já vem com um áudio guia incluído. A visita dura bem pouco tempo, pois não há muito o que se fazer, além de sentar nas arquibancadas e imaginar como eram os jogos na Grécia antiga.

6) Ágora antiga (O berço da democracia)

A ágora antiga era um dos lugares mais importantes na Grécia antiga. Afinal, era o centro da vida política, religiosa e comercial de Atenas. Era lá que os atenienses iam discutir sobre as leis da cidade, e onde iam cultuar os deuses olímpicos. Assim, grande parte da democracia ateniense era exercida e foi moldada por lá.

Hoje em dia você pode ver as ruínas do templo de Apolo, o deus do sol e o templo de Hefesto que fica na parte mais alta do sitio e está muito bem conservado.

O templo de Hefesto também era conhecido como “Thisio” pois supostamente os restos mortais do grande herói grego Teseu foram enterrados lá.

O prédio onde era o antigo centro comercial da ágora também está conservado e é onde abriga o museu da Ágora Antiga.

Como visitar: Depois da Acrópole, a ágora antiga é o sitio arqueológico mais legal de Atenas. Ele é grande e muito interessante, por isso separe em média umas 2 horas para conhecer tudo, incluindo o museu e a igreja dos santos apóstolos, que além de ser uma graça foi uma das primeiras igrejas que teve relevância na Grécia, durante o império Bizantino. A entrada avulsa custa 8 euros.

O que fazer em Atenas

A Acrópole vista da ágora antiga

 

www tudo sobre viagens atenas agora antiga igreja jpg Easy Resize.com  - O que fazer em Atenas: 10 lugares que vão fazer você viajar no tempo - grecia-2, europa

Igreja dos santos apóstolos

www tudo sobre viagens atenas agora antiga templo hefesto jpg Easy Resize.com  - O que fazer em Atenas: 10 lugares que vão fazer você viajar no tempo - grecia-2, europa

O templo de Hefesto é junto com o Parthenon o templo mais bem conservado da Grécia

7) Ágora romana (Primeira estação meteorológica do mundo)

A ágora romana nada mais é que o fórum romano da Grécia antiga. Foi construído pelo imperador Augusto entre os anos de 19 e 11 A.C mas foi ampliada pelo imperador Adriano. No passado era neste espaço que funcionava o comércio e as latrinas públicas. Dentro do sitio arquelógico tem a torre dos ventos, que é considerada a primeira estação meteorológica do mundo e foi supostamente construída em 50 A.C.

Como visitar: A entrada avulsa para a ágora romana custa 6 euros. A visita dura bem pouco tempo pois o sítio arqueológico é pequeno. Em mais ou menos 40 minutos você conhece tudo.

O que fazer em Atenas

Ágora romana

 

O que fazer em Atenas

8) O que fazer em Atenas: Biblioteca de Adriano

Construída em 132D.C  pelo imperador Adriano a biblioteca guardava muitos livros (obvio, rs),e também funcionava como sala de leitura.

Como visitar: Outro sítio arqueológico em Atenas cuja visita é bem rápida, pois não há muito o que ver. A entrada avulsa custa 4 euros.

www tudo sobre viagens atenas biblioteca adrianojpg Easy Resize.com  - O que fazer em Atenas: 10 lugares que vão fazer você viajar no tempo - grecia-2, europa

Biblioteca de Adriano

9) Lykeion (O berço da filosofia)

Este sitio arqueológico é bem afastado da Acrópole e tem uma história muito interessante. Há muitos e muitos séculos atrás, ali era um bosque onde o deus Apolo era adorado.

No século IV a.c foram ali fundadas as primeiras universidades, e onde nada mais nada menos que Aristóteles fundou a sua primeira escola de filosofia, o Liceu de Aristóteles fundado em 335 a.c. Hoje, o que restam do Liceu são apenas ruínas mas foram entre elas que Aristóteles costumava se reunir com seus discípulos para falar sobre politica, literatura e etc.

O sitio arqueológico do Lykeion foi aberto ao público só em 2009.

Como visitar: A entrada avulsa para a visita custa 4 euros por pessoa. Como este sitio fica mais afastado do centro de Atenas, provavelmente você terá que pegar alguma condução para chegar lá.

10) O que fazer em Atenas: Prisão de Sócrates

No meio da cidade de Atenas, próximo ao bairro Monastiraki está a cela onde supostamente Sócrates ficou preso aguardando a sua execução até que ele mesmo se envenenou. Sócrates foi preso por desafiar o sistema Ateniense ao questionar sobre a existência dos deuses e muitas outros costumes da época.

A cela fica na colina Filopappos, um parque natural lindo e cheio de oliveiras pelo caminho.

Como visitar: A prisão de Sócrates fica completamente exposta e aberta ao público, por isso a visita é totalmente grátis. Na verdade, não há muito o que se ver, mas é muito gostoso você tirar o final da tarde para passear pelo parque, que tem uma vista linda da Acrópole. Nós sentamos em um banquinho em frente a prisão e ficamos simplesmente extasiados e gratos por estar ali, em um lugar com uma importância tão grande para a humanidade. E como não podia deixar de ser, filosofamos um pouquinho.

O que fazer em Atenas

Vista da colina de Filopappos

 

Roteiro pela Grécia

Prisão de Socrátes

 

 O que fazer em Atenas:Dica para visitar as atrações de Atenas economizando muito

Uma boa dica para visitar todas essas atrações de Atenas e economizar um bom tempo e dinheiro também é comprando a entrada conjugada. O ingresso custa 30 euros e é vendido apenas nas bilheterias das atrações, ou seja, não tem como você comprar antes pela internet.

Com a entrada conjugada você pode entrar uma única vez nas seguintes atrações:

  • Acrópole- Entrada avulsa 20 euros
  • Templo de Zeus- Entrada avulsa 12 euros
  • Estádio Panatenaico- Entrada avulsa 3 euros
  • Ágora antiga- Entrada avulsa 8 euros
  • Ágora romana-Entrada avulsa 6 euros
  • Biblioteca de Adriano- Entrada avulsa 4 euros
  • Sitio arquelógico Lykeion– Entrada avulsa 4 euros
  • Kerameikos- Entrada avulsa 8 euros

Total: 65 euros

Ou seja, este bilhete é muito econômico e vale a pena até se você for ficar pouco tempo na cidade. Você pode encontra-lo na bilheteria de qualquer uma dessas atrações. Mas, para evitar filas NÃO compre eles na bilheteria da Acrópole, pois por ser o monumento mais visitado da cidade, sempre tem muita fila. Assim, compre na bilheteria dos outros monumentos onde a fila é menor, e depois você não precisa mais ir até a bilheteria. Na entrada de cada atração eles simplesmente validam o bilhete.

Então pessoal estes são os lugares mais incríveis da cidade e que você não pode deixar de visitar na sua viagem a Atenas. Não esqueça de compartilhar este artigo e , caso tenha alguma dúvida ou sugestão é só deixar nos comentários.

 

Uma abraço

TudoSobreViagens

Anna Karina Faria Pires

Carioca de 29 anos, bacharel em direito, amante de viagens, aventureira, com o sonho de conhecer o mundo!

«

×

Curta a nossa Página!