fbpx
Search here...
TOP
Destinos Dicas Londres Reino Unido

Mistérios e Lendas sobre a Torre de Londres

Tempo de leitura: 5 minutos

Fundada em 1066 por Guilherme, o conquistador a torre de Londres carrega nas costas o peso de mais de 1.000 anos de história. E que história diga-se de passagem!!! Ela já foi residência real,prisão, zoológico, casa da moeda e hoje abriga as joias da coroa além de ser um dos pontos túristicos mais visitados em Londres.

Lendas, histórias de assombração e de traição rondam a torre. Simplesmente um local imperdível e obrigatório para quem viaja a Londres.

Hoje,temos 13 torres que foram construídas ao longo dos séculos por diversos reis ingleses como Ricardo coração de leão,  Henrique III e Eduardo I, o pernas longas. As mais importantes são: A torre branca e a torre sangrenta. Essas torres foram construídas ao longo dos séculos com a finalidade de ampliar  a sua segurança. Na era medieval ter o controle da torre de Londres era sinônimo de ter o controle de Londres.

GettyImages 575673057 59743675d088c00010183841 tripsavy - Mistérios e Lendas sobre a Torre de Londres - reino-unido, londres, dicas-de-viagens, destinos-de-viagem

Torre de Londres
imagem: tripsavy

 

A Torre Sangrenta e o mistério dos principes desaparecidos

Apesar do nome macabro essa torre é na minha opinião a mais legal de todas. Foi nessa torre onde ronda um dos maiores mistérios da história da Inglaterra : A morte de dois Jovens principes, Eduardo V e Ricardo, duque de york. Ambos ainda crianças, o primeiro com 12 anos e o segundo com 9.

Que mistério é esse Karina? Vem que eu te conto o babado fortissímo.

Na época da Guerra das Rosas ,entre 1455 e 1487 o então monarca Eduardo IV,o rei sol faleceu e seus filhos ainda eram muito jovens para governar o país. Por conta disso o irmão do rei, Ricardo de Gloucester foi nomeado Lord Tutor e também  regente da Inglaterra até que Eduardo V completasse a maior idade. Sob acusações de que os meninos eram bastardos  Ricardo resolveu “trancar” os dois irmãos na torre de Londres. Mas os meninos desapareceram de forma misteriosa da noite para o dia e foram vistos pela ultima vez brincando na torre de Londres.Coincidentemente o tio deles Ricardo acabara de ser nomeado rei , Ricardo III. Séculos depois foram encontrados na torre branca o esqueleto de duas crianças. O povo Londrino então ficou certo que eram os corpos dos dois principes,tanto que eles receberam um funeral e foram enterrados na abadia de Westminster. Mas na verdade não existem provas concretas de que os ossos eram dos dois principes já que muitas crianças já foram mortas no local ao longo dos séculos e o estado dos corpos não permitiu aos cientistas descobrirem de quem eram os corpos e nem como foram mortos.

O que a história nos diz é que as crianças foram mortas pelo própio tio que queria garantir para si a coroa. Mas hoje em dia historiadores contradizem essa história pois há quem diga que na verdade quem deu fim aos meninos foi Henrique Tudor,que acabou conquistando o trono da Inglaterra na batalha de Boswoth e que este havia colocado a culpa em Ricardo III com o objetivo de manchar a imagem dele na história.

E para isso os Tudor contaram com a ajuda do mais ilustre dramaturgo da história, William Shakeaspeare ,que em sua peça,Ricardo III descreve o monarca como um assassino sanguinário e ambicioso,  odiado pela propia mãe. Se houve algum complô entre Shakeaspeare e os Tudor não se sabe ao certo mas que querendo ou não querendo o ilustre dramaturgo contribuiu e muito para espalhar a péssima reputação de Ricardo III.

Bom até hoje não se sabe quem matou as duas crianças, se elas foram realmente mortas ou se conseguiram fugir sendo esse sem dúvida um dos maiores mistérios da história da Inglaterra.

The Tower of London Tower Bridge UK London Londres Estudio Brigit 47 estudio brigit - Mistérios e Lendas sobre a Torre de Londres - reino-unido, londres, dicas-de-viagens, destinos-de-viagem

Entrada da torre sangrenta
imagem : estúdio Brigit

tapaprincipestorre - Mistérios e Lendas sobre a Torre de Londres - reino-unido, londres, dicas-de-viagens, destinos-de-viagem

Pintura que retratam os principes na torre e seu possível assassinato.

 

Os corvos da Torre

Se você for a torre de Londres, certamente vai reparar na quantidade de corvos que vivem por lá. E ao contrário do que muitos dizem, que corvos dão mal agouro, lá na torre eles dão é sorte.

Reza a lenda que um senhor chegou para o rei Charles II e alertou:

“Se os corvos deixarem a torre de Londres ,o reino ruirá.”

Extremamente preocupado em manter o reino, o rei ordenou que a partir daquele dia os 6 corvos que viviam no local deveriam ter tratamento especial na torre. E até hoje nós podemos ve-los na torre sendo 8 no total, 6 conforme mandado pelo rei e dois de reserva. A superstição é levada tão a sério que existe até um cargo para isso. Os raven master,ou mestre dos corvos, tem a única e exclusiva função de cuidar dos bichinhos.

Sendo superstição ou não venhamos e convenhamos que deve ter funcionado pois a monarquia dura até hoje ,ao contrário de muitas outras que foram tão poderosas quanto a inglesa, como a monarquia francesa e o czar russo que sofreram um fim bem trágico.

4d276e62bfe561cd1ac65c73920309f5 pinterest - Mistérios e Lendas sobre a Torre de Londres - reino-unido, londres, dicas-de-viagens, destinos-de-viagem

Os corvos da torre de Londres

 

Fantasmas da torre

Dizem que ainda hoje o espirito dos dois principes são vistos brincando pela torre, além do espirito sem cabeça de Ana Bolena que anda pela torre segurando a sua cabeça decapitada. Inclusive circula por aí a foto de uma turista que visitou a torre e ao fundo aparece a foto de um fantasma,muito provavelmente o do principe Eduardo V. Montagem ou não ,dá um medo só de pensar né.

Edward V ghost 751013 - Mistérios e Lendas sobre a Torre de Londres - reino-unido, londres, dicas-de-viagens, destinos-de-viagem

A foto do fantasma do principe Eduardo V. Montagem ou não dá medo né?

Prisioneiros da torre

Como dito no inicio do post a torre de Londres além de tudo também serviu como uma terrivel prisão. Um de seus prisioneiros mais importantes foram:

Willian Wallace– Lembra de “Coração Valente”? O personagem interpretado por Mel Gibson,foi uma importante figura histórica.William Wallace foi um nobre cavaleiro escocês e foi um dos principais lideres da guerra de independência da Escócia e um dos maiores heróis escoceses. Após seu julgamento ele foi levado para torre de londres e só saiu de lá para ser brutalmente executado.

Henrique VI – Esse rei foi prisioneiro na torre duas vezes, durante a guerra das rosas. Ele foi deposto por Eduardo IV da casa York.

Henrique VI tinha uma personalidade muito dócil mas para um rei isso não era uma virtude,principalmente em tempos tão conturbados. Ele era muito religioso e seu sonho era ser padre, assim a coroa para ele era um castigo. Passou seus últimos dias na torre rezando e entrando em comunhão com deus, mas fora muito maltratado por seus inimigos. Não recebia alimento e nem água justamente para que morresse de fome e sede. Eduardo IV, então rei  queria elimina-lo mas não queria que ficasse muito evidente que fora ele que havia mandado. Por isso sua intenção era deixar o pobre Henrique  morrer aos poucos de fome e sede. Mas o rei era forte e mesmo muito fraco devido a fome e a sede, sua resistência impressionou sobrevivendo por vários meses.Impaciente com a sua resistência Eduardo IV resolveu  em 21 de Maio de 1471  mandar os guardas da torre matar Henrique asfixiando o com um travesseiro.

Ana Bolena– Sem dúvida uma das rainhas mais famosas e controversas da história da Inglaterra. Sua história inspirou a criação de diversos livros e filmes. Segunda esposa de Henrique VIII ,foi ela a grande pivô do rompimento da Inglaterra com a igreja católica e a consequente criação da igreja anglicana.Após 1.000 dias de reinado, Ana foi presa em 2 de maio de 1536 acusada de alta traição e incesto e foi executada no dia 19 de maio na torre branca.

Rainha Elizabeth I- A rainha virgem é sem dúvida a rainha mais famosa e importante de toda a história da Inglaterra. Ela foi presa na torre durante um ano por sua irmã, na época rainha , Mary I por suspeita de ter participado da rebelião de Wyatts .

Thomas More´– Um dos maiores filósofos da história da humanidade e um dos maiores humanistas da época do renascimento, Tomas More também foi vitima da Torre de Londres. Sua maior obra foi Utopia lançada em 1516.

Além de filosofo More também foi homem de estado,diplomata e advogado e ocupou de 1529 a 1532 o cargo de chanceler do reino.

Ele acabou sendo preso e executado na torre de Londres por ter sido contra o rompimento do casamento entre Catarina de Aragão e o rei Henrique VIII e ter se recusado a prestar juramento perante o rei que reconhecia Ana Bolena como sua esposa. Thomas era católico fervoroso e homem de muita fé, se recusando a tomar qualquer decisão que fosse contra os ideias da igreja católica.

Assim no dia 7 de abril de 1534 ,More foi preso na torre e executado  em 6 de julho sendo considerada uma das mais graves e injustas sentenças da história.

Gostou da história e quer saber mais sobre Londres? Então clique aqui e saiba tudo sobre a terra da rainha.

TudoSobreViagens

Anna Karina Faria Pires

Carioca de 29 anos, bacharel em direito, amante de viagens, aventureira, com o sonho de conhecer o mundo!

«

»

×

Curta a nossa Página!