fbpx
Search here...
TOP
França

Joana D’Arc na França: Conheça 6 cidades francesas por onde passou Joana, desde o seu nascimento até a sua morte

Chateau de Chinon SE 01 Easy Resize.com  640x470 - Joana D'Arc na França: Conheça 6 cidades francesas por onde passou Joana, desde o seu nascimento até a sua morte - franca
Tempo de leitura: 5 minutos

Joana D’Arc na França: Siga toda a trajetória da maior heroína francesa 

Joana D’Arc nascida em 1412, na região de Dorémy na França e queimada em 30 de Maio de 1431 na cidade de Rouen é, com toda a certeza a maior heroína da história da França, além de ter sido chefe de guerra e depois feita santa pela igreja católica.

Esta jovem virgem de 17 anos, filha de camponeses, alegava ouvir vozes que a instruíram de sua grandiosa missão: Libertar a França do domínio inglês e por fim a guerra dos cem anos. Traída pelos franceses, Joana é vendida ao inimigo e acaba sendo queimada viva pela igreja.

A história de Joana D’Arc é conhecida e admirada por todos nós, mas imagine o quão emocionante deve ser poder pisar nos lugares em que a história dessa grande heroína aconteceu.

Como todo mundo sabe a França é um país cuja história é fascinante e que tem muitas cidades e pontos turísticos históricos que nos permitem voltar ao passado.

Assim, conheça 6 cidades que vão te contar toda a história de Joana D’Arc desde o seu nascimento até a sua morte. Visite a casa onde Joana D’Arc nasceu e o lugar onde ela ouviu pela primeira vez as vozes que a guiaram durante a sua trajetória.

Veja também as principais cidades por onde ela passou liderando o exército francês e onde ela obteve a vitória para a França.

1. Doremy La Pucelle: O nascimento da donzela e onde ela ouve pela primeira vez as vozes

Não se sabe ao certo quando Joana D’Arc nasceu e nem quantos anos ela tinha. O que se sabe é que ela nasceu em Doremy La Pucelle, uma cidade localizada em Vosges. Nesta cidade você pode conhecer a casa onde Joana D’Arc nasceu e passou a maior parte da sua infância.

A casa de Joana D’arc é uma casa do século XV e é classificada como um monumento histórico desde 1840.

Maison natale Jeanne dArc 047 Easy Resize.com  - Joana D'Arc na França: Conheça 6 cidades francesas por onde passou Joana, desde o seu nascimento até a sua morte - franca

Casa de Joana d’Arc
foto: Wikipédia França 

 

Outro lugar emocionante que você pode visitar é a Léglise Saint-Rémy de Domrémy-la-Pucelleuma igreja católica do século XIII .Foi nesta igreja que Joana D’ Ac foi batizada em 1412 pelo padre Jean Minet na fonte batismal do tempo.

 

 

Maison natale Jeanne dArc 138 Easy Resize.com  - Joana D'Arc na França: Conheça 6 cidades francesas por onde passou Joana, desde o seu nascimento até a sua morte - franca

Saint-Rémy de Domrémy-la-Pucelle, imagem:Wikipedia França

 

Maison natale Jeanne dArc 113 Easy Resize.com  - Joana D'Arc na França: Conheça 6 cidades francesas por onde passou Joana, desde o seu nascimento até a sua morte - franca

Fonte Batismal onde Joana D’Ar foi batizada na Saint-Rémy de Domrémy-la-Pucelle Foto Wikipédia

No lugar que fica entre a igreja e local de nascimento, é onde Joana ouve e vê suas primeiras aparições em 1420. Segundo a história este foi o primeiro lugar que Joana ouviu a voz do arcanjo Miguel.

Maison natale Jeanne dArc 027 Easy Resize.com 1 - Joana D'Arc na França: Conheça 6 cidades francesas por onde passou Joana, desde o seu nascimento até a sua morte - franca

Lugar onde Joana D’ Arc ouviu pela primeira vez a voz dos anjos. Foto Wikipédia

2-Chinon– Encontro com o charles VII

Chinon é uma cidade francesa situada no departamento de  d’Indre-et-Loire, na região Centre-Vale do Loire. Fpi no castelo de Chinon que Joana D’arc se encontrou pela primeira vez com Charles VII, delfim da França, no final de Fevereiro de 1429. Este encontro foi muito importante para a história da França e principalmente para a a guerra dos cem anos. Foi neste encontro que Joana D’Arc contou ao delfim sobre as vozes que ouvia e sobre sua missão de conduzi-lo até Reims e coroa-lo rei da França.

A história nos diz que Joana D’Arc conseguiu reconhecer o futuro rei no meio de vários nobres e vestido com roupas simples, mesmo sem nunca ter o visto antes.

O castelo fica aberto durante todo ao ano e a entrada custa 7,50 euros.

Chateau de Chinon SE 01 Easy Resize.com  - Joana D'Arc na França: Conheça 6 cidades francesas por onde passou Joana, desde o seu nascimento até a sua morte - franca

Chãteau de Chinon
foto: Wikipédia

3-Orleans

Em 29 de Abril de 1429, Joana D’Arc chega a Orleans ela encontra Jean d’Orléans, conhecido como o bastardo de Orleans. Quando Joana chegou na cidade ela foi recebida com muito entusiasmo pelo povo francês que acreditavam que ela seria capaz de libertar a cidade da dominação dos ingleses. Assim, em 8 de maio a França vence o cerco contra  Inglaterra e a cidade de Orleans é recuperada para a coroa francesa.

Graças a esta vitória todos os anos do dia 29 de Abril ao dia 8 de Maio acontece na região ” As festas Joaninas”para comemorar esta data tão importante para a cidade e para a França.

Em Orleans você pode visitar a catedral da cidade, lugar em que Joana costumava orar durante a sua estadia na cidade. Outro ponto turístico relacionado a santa guerreira é a casa de Jacques Boucher, tesoureiro real do duque de Orleans que recebeu a donzela  em sua casa. Joana ficou hospedada nesta casa do 29 de abril a 9 de maio de 1429. Hoje, a casa é apenas uma réplica da original que foi destruída em 1940.

Siege orleans Easy Resize.com  - Joana D'Arc na França: Conheça 6 cidades francesas por onde passou Joana, desde o seu nascimento até a sua morte - franca

Cerco a Orléans

4-Reims 

Depois de libertar a cidade de Orleans do cerco dos ingleses Joana seguiu com o delfim para a cidade Reims para que ele fosse ali coroado rei da França. Assim, no dia 17 de Julho de 1429 Charles VII é coroado rei da França na catedral de Reims. O efeito desta coroação foi simplesmente primordial para decidir o rumo da guerra dos cem anos. Afinal, a cidade ficava no coração da região que era controlada pelo duque de Bourguignons, e o episódio foi interpretado na época como a realização da vontade de deus.

A cidade Reims também é conhecida como a cidade dos reis pois desde Clóvis I, o primeiro rei francês, todos os demais reis foram coroados nesta catedral. Hoje, a catedral é um dos principais pontos turísticos da cidade de Reims.

Facade de la Cathédrale de Reims   Parvis Easy Resize.com  - Joana D'Arc na França: Conheça 6 cidades francesas por onde passou Joana, desde o seu nascimento até a sua morte - franca

Catedral de Reims

 

5-Paris

Mesmo depois de ter coroado o rei Charles VII em reims, Joana sentia que a guerra ainda não estaria vencida enquanto Paris ainda estivesse sob domínio inglês. Assim , a donzela tenta convencer o rei que até então estava relutante com a ideia. Assim , Joana D’Arc passa uma noite no Chatêau du Monceau em Paris. Demolido em 1828, hoje a única coisa que resta na cidade é um painel histórico em Paris, que fica no 17° arrondissement.

Assim, após esta noite de descanso, no dia 8 de Setembro de 1429 Joana D’ Arc ataca Paris pela primeira vez até que é ferida em port Saint Honoré.

Port Saint Honoré foi uma das principais portas de entrada para a cidade de Paris, mas que hoje já não existe. Ela ficava na rue Sant Honoré, uma rua que fica entre o primeiro e o 8 ° arrondissement de Paris.

Hoje na rua existe apenas uma placa sinalizando o lugar onde Joana D’Arc foi ferida.

P1260794 Paris Ier rue St Honore n161 163 jeanne Arc rwk Easy Resize.com  - Joana D'Arc na França: Conheça 6 cidades francesas por onde passou Joana, desde o seu nascimento até a sua morte - franca

Placa na Rue Saint Honoré que sinaliza o exato lugar onde Joana foi ferida
foto: Wikipédia França

Além disso, Joana D’Arc também teria estado na Basílica de Saint Denis em Paris como sinaliza uma placa dentro da própria igreja. Ele esteve lá antes do ataque a Paris onde visitou as relíquias dos ancestrais de Charles VII e após a batalha onde ela foi ferida. Desta última vez Joana deixou na igreja a sua armadura após a derrota em Paris. Joana só seguia uma tradição medieval que os cavaleiros costumavam deixar suas armaduras nas igrejas. Não se sabe aonde a armadura foi guardada na basílica.

6- Rouen, Do calvário a morte na fogueira

Depois de ser capturada e pelos Bourguignons e vendida aos ingleses em 21 de Novembro de 1430 Joana D’Arc foi levada até Rouen. Ela foi aprisionada no château de Rouen, onde também aconteceu o seu processo. Hoje, o que resta deste castelo é apenas uma torre, que ficou conhecida como torre Jeanne D’Arc.

Acusada de heresia o processo aconteceu do dia 21 de Fevereiro ao dia 23 de Maio, e aconteceu na capela do castelo. Condenada a morte na fogueira, Joana foi conduzida até a praça Viex Marché no dia 30 de Maio de 1431.

Joana morreu envenenada pela fumaça mas o cardinal de Winchester fez questão de queimar seu corpo até que eles virassem apenas cinzas. O cardinal não queria que o corpo da jovem fosse cultuado e nem visitado. Assim, suas cinzas foram jogadas no rio Sena.

Hoje, no exato lugar onde Joana foi queimada foi erguida uma igreja em sua homenagem.

 

Rouen

Torre Jeanne D’Arc

 

Então pessoal, espero que vocês tenham gostado do post.

 

Um abraço

 

 

TudoSobreViagens

Anna Karina Faria Pires

Carioca de 29 anos, bacharel em direito, amante de viagens, aventureira, com o sonho de conhecer o mundo!

«

»