fbpx
Search here...
TOP
Europa França

Conheça os castelos em Paris onde moraram os reis da França

Tempo de leitura: 3 minutos

Castelos em Paris

Paris é uma cidade única no mundo e motivos para visitar a capital francesa não faltam. Afinal, além de ser uma das cidades mais lindas do mundo, Paris tem uma história fascinante. Quando pensamos em castelos na França, logo nos vem a mente is castelos do Vale do Loire ou do sul da França. Mas você sabia que existem castelos em Paris?

Poucas pessoas sabem por exemplo, que o Louvre além de ser o maior museu do mundo, também foi residência da monarquia.

Hoje vamos viajar pela Paris da época da monarquia. Vamos conhecer em quais castelos em Paris a família real francesa viveu durante vários séculos durante o auge do seu poder.

Conciergerie- 

A conciergerie, ou palácio de la cité, foi a residência e a sede do poder real do século X ao XIV. Somente em 1370 foi transformada em prisão. Ao longo dos séculos o palácio foi reformado e novos espaços foram sendo construídos pelos reis de França. Aqui viveu um dos reis mais famosos e polêmicos da França, Felipe IV, o belo. É esse um dos reis mais retratados em filmes e séries que passam na idade média. Principalmente  quando o tema é o santo graal e cavaleiros templários. Já que foi ele que destruiu toda a ordem. O palácio deixou de ser a residência real  quando em 1360 o rei Charles V abandonou o palácio por precaução. Pois  seu pai, o rei Jean II foi capturado dentro do próprio  castelo.

20180525 201135 - Conheça os castelos em Paris onde moraram os reis da França - franca, europa

Entrada principal da Conciergerie

2) Louvre

Que o Louvre é o museu mais visitado e o maior do mundo todo mundo sabe. O que talvez alguns não saibam é que seu palácio já foi residência oficial da monarquia. O primeiro rei a se mudar para lá foi Charles V que fez muitas reformas importantes no palácio. Mas foi na época  renascentista que o Louvre viveu sua maior transformação. O rei Francisco I contratou o maior arquiteto da época para fazer as reformas no Louvre de acordo com a moda renascentista. A famosa rainha, Catarina de Médici também contribuiu para a construção do Louvre. Foi ela quem mandou construir o palais royal e o jardim das Tuleries.

Um evento muito importante se passou na França durante a época que a realeza aí morava, a noite de São Bartolomeu. Este  evento foi o  ápice da guerra religiosa que se espalhava pela França.

O Louvre também foi residência imperial. Aqui viveu durante alguns anos Napoleão III.  Aliás o apartamento onde ele viveu  no palácio pode ser visitado. Outro local de extremo luxo e riqueza. Eu particularmente fiquei mais impressionada com o apartamento de Napoleão do que com Versalhes.

20180523 200032 1 - Conheça os castelos em Paris onde moraram os reis da França - franca, europa

O louvre visto dos jardins das Tulherias

20180523 201038 - Conheça os castelos em Paris onde moraram os reis da França - franca, europa

3)Chatêau de Vincennes

Localizado a leste de Paris este castelo é a única residência real da idade média  que conserva seu aspecto original. O chatêau de Vincennes não é um dos monumentos mais conhecidos e visitados na cidade. Mas é um dos castelos em Paris onde viveu a monarquia francesa e vale a visita.

O chatêau foi construído como pavilhão de caça e durante a época medieval muitos casamentos reais foram realizados no Chatêau. Com as guerras religiosas na França o rei Henrique IV ficou ai aprisionado. No século XVII é que Luis XIV mandou construir os pavilhões reais, fazendo com que a família real então passasse a viver ai. As obras nunca chegaram a terminar visto que em 1682 a família real e a corte francesa se mudaram para Versalhes.

20160511 135637 - Conheça os castelos em Paris onde moraram os reis da França - franca, europa

Chatêau de Vincennes

4)Palácio de Versalhes

Última residência da monarquia,o palácio de Versalhes passou a ser ocupado em 1682 e foi residência real da monarquia até 1789, quando houve a revolução francesa. Esse palácio desde então se tornou, não só o maior palácio do mundo mas também símbolo da monarquia absolutista. O palácio é um dos monumentos mais visitados da França e você não consegue não se impressionar com a beleza e a riqueza da decoração do palácio.

20160508 111211 - Conheça os castelos em Paris onde moraram os reis da França - franca, europa

Portões do palácio totalmente cobertos a ouro

20160508 130858 - Conheça os castelos em Paris onde moraram os reis da França - franca, europa

Salão dos espelhos

Um abraço pessoal!!!

Mais posts sobre Paris

TudoSobreViagens

Anna Karina Faria Pires

Carioca de 29 anos, bacharel em direito, amante de viagens, aventureira, com o sonho de conhecer o mundo!

«

»

×

Curta a nossa Página!