fbpx
Search here...
TOP
Catedral de Notre Dame Destinos Dicas Europa França Paris

Como visitar a Catedral de Notre Dame em Paris : Dicas essenciais!

www tudo sobre viagens notre dame torre flores paris france Easy Resize.com  - Como visitar a Catedral de Notre Dame em Paris : Dicas essenciais! - paris, franca, europa, dicas-de-viagens, destinos-de-viagem, catedral-de-notre-dame
Tempo de leitura: 6 minutos

Como visitar a Catedral de Notre Dame Paris

A catedral de Notre Dame em Paris é, sem dúvida um dos monumentos mais visitados da França e de toda a Europa. Afinal toda essa popularidade entre turistas do mundo todo, de fato, não é atoa. Por ano a catedral recebe milhões de turistas que sempre formam uma fila imensa em frente dela.  Por isso, para que sua visita seja inesquecível e para que você possa aproveitar o máximo dela é fundamental que antes você conheça as principais dicas de como visitar a catedral de Notre Dame em Paris.

Considerada uma das igrejas mais bonitas da Europa, a catedral é um ícone da arquitetura gótica. Não é atoa que a arquitetura da catedral de notre dame inspirou diversas outras catedrais europeias. Por exemplo, a catedral de Barcelona.

A construção da catedral teve inicio  em 1163, mas só foi terminada em 1345. Desde então a catedral de Notre Dame tem sido não só o coração e a alma de Paris. Além disso, a catedral também é a  sede da arquidiocese da cidade.

Além disso muitos fatos históricos importantes aconteceram na Catedral. Como, por exemplo o julgamento e morte do último grão mestre dos templários, Jacques de Molay. Na catedral, também foram coroados o rei inglês Henrique VI, durante a guerra dos cem anos. Também,  séculos mais tarde, houve outra coroação na catedral. Dessa vez foi a do imperador, Napoleão Bonaparte.

E é claro que além de tudo isso, a catedral também está associada a um grande clássico da literatura francesa e mundial: O Corcunda de Notre Dame. Quem assistiu ao filme, ao desenho e também leu o livro não consegue visitar a catedral sem lembrar do corcunda e da cigana Esmeralda. Aliás é comum você encontrar muitos turistas que visitam a catedral procurando o famoso Quasimodo.

Dicas de como visitar a catedral de Notre Dame

 

1)Leia o livro  “O corcunda de Notre Dame” de Victor Hugo

Simplesmente porquê visitar qualquer local que esteja associado a algum filme, livro ou série ganha outro significado quando conhecemos bem a história antes. O livro é maravilhoso, e muito diferente do famoso desenho da Disney.  Por isso, vale muito a leitura caso você só tenha visto o desenho.

Visitar a catedral depois de ler o livro torna a visita muito mais emocionante. Não tem como você entrar na igreja e não lembrar dos acontecimentos do livro, e até mesmo do filme. Principalmente se você subir a torre da catedral.  Victor Hugo dedicou um capítulo inteiro do livro para descrever a visão de Paris do alto da catedral. O nome do capítulo é “Paris vista do alto“. Quando você chega lá em cima e tem aquela vista, você lembra do livro e nessa hora bate uma grande emoção.

Dicas de como visitar a catedral de Notre Dame

2) Visite a catedral na parte da manhã ou no final da tarde

Justamente por ser um dos monumentos mais visitados de Paris, é comum encontrar filas enormes para entrar na catedral. Por isso, tente chegar na catedral antes das 10 horas da manhã. Nesse horário as filas são bem menores. Depois das 10, a fila cresce muito.

Outro horário interessante também é visitar a catedral no final da tarde, quando as filas também são bem menores. Resumindo os horários que você deve evitar é entre as 10:00 ás 14:00 horas. Depois e antes disso, as filas já começam a diminuir bastante. Mas, ainda assim você deve encontrar grandes filas. Mas não se assuste!! As filas para entrar na catedral são grandes mesmo mas, em compensação andam rápido. Nas vezes em que fui fiquei no máximo 15 minutos esperando.

ATENÇÃO!!! 

Evite de ir também nos feriados católicos. Por motivos óbvios nesses períodos católicos de toda Europa costumam visitar a catedral. Fazendo com que o número de visitantes nesses dias aumente bastante.

www tudo sobre viagens notre dame paris france Easy Resize.com  - Como visitar a Catedral de Notre Dame em Paris : Dicas essenciais! - paris, franca, europa, dicas-de-viagens, destinos-de-viagem, catedral-de-notre-dame

 

3) Visite os tesouros no interior da catedral

A entrada para visitar o interior da catedral é gratuita, porém dentro da catedral, ao lado direito existe um lugar onde estão reunidos os principais tesouros da Notre Dame. A entrada para ver esses tesouros é paga e custa 3 euros. Lá você encontra diversos tesouros que são considerados sagrados pela igreja católica. Tem diversos manuscritos, cálices, cruzes e muitas delas feita de ouro e outras pedras preciosas. Também tem roupas usadas por antigos papas e até mesmo um manto usado por Napoleão durante a sua coroação.

Dicas de como visitar a catedral de Notre Dame

Alguns dos tesouros da Notre Dame

Dicas de como visitar a catedral de Notre Dame

 

4)Suba os 387 degraus até a torre para ver os sinos

Sim viajadoras e viajadores, foi exatamente isso que você leu. São 387 degraus que você terá que subir para chegar até a torre da catedral. Mas sendo sincera, esse é o ponto mais legal e inesquecível da visita. Além de você ver de perto os famosos sinos de Notre Dame você terá umas das vistas mais antigas e bonitas de Paris. Lembra que Victor Hugo já tinha descrito essa vista no século XIX? Pois eu te garanto que desde aquela época ele estava certo. E mesmo que depois ao longo dos séculos tenham surgido outros lugares que tenham vista para cidade, essa vista segue sendo a mais bonita. Eu vi Paris de cima da Torre Eiffel e do Arco do Triunfo, mas nenhuma vista foi tão bonita e me emocionou tanto quanto a da catedral.

Além disso você pode apreciar as famosas gárgulas da catedral de Notre Dame. E bom quem sabe você não dá a sorte de encontrar o corcunda por lá, rs?

A entrada para subir até  a catedral é paga e custa 10 euros e está incluída no museu pass.

Dicas de como visitar a catedral de Notre Dame

As famosas Gárgulas

Dicas de como visitar a catedral de Notre Dame

Paris vista do alto da Notre Dame.

Dicas de como visitar a catedral de Notre Dame

Os famosos sinos da catedral

Dicas para visitar a torre

De um tempo para cá não tem sido mais possível fazer a reserva e o pagamento de um ingresso para as torres com antecedência.Agora é obrigatório reservar um horário de visita no dia em você for visitar a catedral. Para isso vá até a parte esquerda da catedral, a mesma que você vai usar para ter acesso as torres. Lá você pode escolher entre os horários disponíveis aquele que você deseja. Eles te darão um ticket que consta o horário que você marcou a subida.Quando der o horário marcado você volta para catedral e pega a fila para entrar. Neste momento é que você vai realizar o pagamento.

Os postos para a marcação de horário abrem as 09: 15 da manhã. Por isso, o ideal é que a essa hora você já esteja na fila. Pois se deixar para mais tarde a fila já estará enorme. Outra maneira de se evitar as filas para agendar um horário é baixando um aplicativo gratuito o Jefile. Neste caso agende a hora da sua visita através dele. Assim, faça o login as 07:30 da manhã do dia da sua visita para realizar a sua reserva. Quando der o horário reservado basta mostrar a reserva feita através do aplicativo(pode ser por meio do celular mesmo) e pague a entrada na hora.

Se você estiver em Paris nos meses de Julho ou Agosto, você poderá realizar a visita noturna da catedral. Você pode agendar o horário de visita até as 23 horas e ver o pôr do sol do alto da Notre Dame. 

Veja a melhor época para visitar Paris aqui.

Dicas de como visitar a catedral de Notre Dame

5) Visite as criptas da catedral

E para fechar essa visita com chave de ouro não deixe de ir as criptas de Notre Dame. A entrada da cripta fica bem em frente a catedral. O ingresso custa 7 euros. A cripta remonta a antiga Paris, desde 27 AC até 14 DC. E lá você pode ver os restos da Paris medieval.

Veja também como visitar o Museu do Louvre aqui  e a Torre Eiffel aqui.

 

Informações práticas

A catedral está localizada em Ilê de la cité, no 4° arrondissement. Existem diversas maneiras de chegar lá

  • Metrô:  Você pode pegar a linha 4 do metrô e descer na estação Saint Michel ou Cité; Hôtel de Vile( linha 1 e 11) ; Maubert- Mutualité ou Cluny/ La soborne (linha 10).
  • RER – Estação Saint Michel/ Notre Dame (RER B e C )

Horários de funcionamento :

  • Visita a catedral : De segunda a sexta das 07:45 ás 18:45 e Sábado e domingo até as 19h 15.
  • O tesouro : De segunda a Sábado das 9:30 ás 18 :00 e aos domingos das 13:30 ás 18:30.
  • Torre dos sinos: Todos os dias das 10 :00 ás 17:30. Mas de 1 ° de Abril a 30 de Setembro, funciona até as 18:30, todos os dias. Só nos meses de julho e Agosto que as torres funcionam até as 23:00 horas e somente as Sextas e aos Sábados.
  • Cripta : A visita é das terças aos Domingos das 10:00 h ás 18:00.

    Curiosidades da Catedral de Notre Dame

    Falando em Victor Hugo e no livro “O Corcunda de Notre Dame”, o renomado escritor francês decidiu escrever um romance que se passava na catedral com um objetivo.

    Ele queria chamar a atenção da população e das autoridades para a importância da preservação da catedral. Pois na época, tanto a população quanto as autoridades tratavam a Notre Dame com descaso.  E aparentemente, essa estratégia de Victor Hugo funcionou.

    Outra curiosidade também relacionada ao livro é que a tragédia do corcunda e da cigana Esmeralda foi inspirada numa inscrição nas paredes da própria catedral. Quando Victor Hugo subia os degraus da Notre Dame ele viu uma palavra escrita nas paredes. A palavra era “ANARKH”. Uma palavra em grego que significa fatalidade. Segundo palavras do próprio Victor Hugo:

Foi sobre esta palavra que este livro foi escrito”

Então pessoal vocês já leram o livro e visitaram a catedral? O que acharam ? Deixe nos comentários!

TudoSobreViagens

Anna Karina Faria Pires

Carioca de 29 anos, bacharel em direito, amante de viagens, aventureira, com o sonho de conhecer o mundo!

«

»

×

Curta a nossa Página!