fbpx
Search here...
TOP
Dicas

Como viajar só com mala de mão em viagens longas

Viajar barato
Tempo de leitura: 10 minutos

Como viajar só com mala de mão em viagens longas: Saiba tudo sobre essa nova forma de viajar

Como viajar só com mala de mão em viagens de 15, 20 dias ou até mesmo um mês? Parece impossível, não é mesmo, principalmente para nós mulheres. Mas, a verdade é que essa prática tem se tornado cada vez mais comuns entre os viajantes.

Afinal, viajar só com a mala de mão e uma mochila nas costas tem muitas vantagens. Assim, essa nova forma de viajar vem sido adotada por muitas pessoas no mundo todo.

Veja tudo que você precisa saber sobre como viajar só com mala de mão e adote essa prática também.

Mochila é considerada bagagem de mão?

Muitas pessoas tem essa dúvida, e a resposta para essa pergunta é, não. A mochila não é considerada bagagem de mão. Além da mala de mão, você também pode levar a bordo uma “bolsa”com itens pessoais. Essa bolsa pode ser bolsa de alça, uma sacola ou uma mochila. A exigência para que ela seja considerada uma bolsa de itens pessoais é caber embaixo da poltrona do avião.

Então, se a sua mochila couber embaixo da poltrona do avião, você pode levar ela e a mala de mão no voo.

A mala de mão, segundo a nova determinação da Anac tem que pesar até 10kg. Além do peso a Anac também estipulou as medidas para a mala de mão. As medidas são:  25 cm x 55 cm x 35 cm.

 

Como viajar só com mala de mão

Créditos da imagem: Portal das malas

Como viajar só com mala de mão em viagens longas

Por mais complicado que pareça ser, na verdade viajar só com mala de mão é mais simples do que parece. Além disso é alo extremamente libertador. Você só precisa praticar o desapego. Pare para pensar em quantas viagens você já fez, levou um monte de roupas e sapatos e não usou tudo.

Pois é, aposto que foram muitas e muitas vezes, então porque não diminuir o número de roupas e sapatos e levar só o que você vai realmente usar?

 1. Como viajar só com mala de mão: Leve apenas 2 ou no máximo 3 pares de sapato

O sapato é um item que faz muito volume e ocupa muito espaço na mala, por isso leve o minimo possível. Dê preferência a sapatos que sejam confortáveis e não deixe para estrear eles na viagem.

Leia também Sapatos confortáveis para viajar: 5 tipos de sapato que toda viajante precisa ter

Por isso, o salto alto deve ser deixado de lado, pois dificilmente você irá usar e eles fazem muito volume e peso na mala. Assim, na sua mala de mão leve uma sandália leve e um chinelo, se você for viajar para praia. E se você for viajar para cidade leve um tênis ou uma sapatilha.

O segundo par de sapatos vai nos seus pés durante o voo. Assim, escolha aquele que for maior e que pese mais para você usar no dia da viagem.

Quanto as meias dobre elas e guarde dentro do próprio tênis, assim é mais um espaço que você economiza.

2.  Como viajar só com mala de mão: Compre um kit viagem e leve seus itens de higiene pessoal nele

Com toda a certeza você não vai usar nesta viagem um pote inteiro do seu shampoo ou do seu creme. Por isso, o ideal para que você viaje só com uma mala de mão, é comprar aqueles kits de viagem e colocar seu shampoo e cremes lá dentro.

Não esquecendo que, de acordo com as regras da ANAC, só é permitido o transporte de líquidos de até 100 ml na mala de mão.

3. Como viajar só com mala de mão:Leve pouca maquiagem, um item de cada coisa

Se você gosta de maquiagem e fizer questão de se maquiar na sua viagem, eu sou dessas,rs, leve o minimo de itens possível. Além disso, procure levar apenas aquilo que você  realmente usa. Se você não costuma usar delineador ou sombra, por exemplo, então deixe fora da sua necessaire. Assim, leve o seguinte:

  • Uma base, BB cream ou protetor solar com cor
  • Um pó
  • Um blush ou bronzer
  • Um corretivo
  • um rímel
  • Um lápis de olho
  • Um lápis de sobrancelha
  • 3 batons, no máximo
  • Um estojo pequeno de sombras

Além disso, deixe para levar a necessaire de maquiagem na sua mochila, afinal maquiagem é algo de consumo pessoal. Assim, você vai ter mais espaço ainda na mala.

4- Como viajar só com mala de mão:Leve roupas de tecido leve e que não amarrotam

Aposte em roupas de tecidos leves como, seda, chiffon e etc. Digo isso tanto para camisas, vestidos e saias. Afinal por serem leves não pesarão na mala. Elas são bem fáceis de dobrar  e isso faz com que sobre mais espaço na mala para outras peças. Além disso, elas não amarrotam e isso vai poupar mais ainda seu tempo pois não precisará passar nada.

Como viajar só com mala de mão

O tecido de musseline é um perfeito para levar em viagens. foto: Clube da costureira

5- Como viajar só com mala de mão:Leve só duas calças

Para viagens longas de 15 dias a 20 dias, duas calças são suficientes. Para viagens de um mês talvez até dê para levar três. Mas para viagens de menos de 15 dias, acredito que uma seja suficiente.

Mas, se você for levar duas calças vista a mais pesada e volumosa no dia da viagem. O ideal é que você leve uma calça jeans e outra calça legging preta, pois elas combinam com tudo e com qualquer clima. Por isso, viaje com a calça jeans que é mais pesada e faz mais volume e leve a legging preta na mala de mão.

A legging preta além de combinar com tudo tem um tecido muito leve que não pesa e você pode dobrar ela de um jeito que quase não vai ocupar espaço na mala. Além disso, ela não amarrota.

6-Leve pouca roupa intima

Não adianta você levar 5 sutiãs e 10 calcinhas gente. Leve um ou no máximo dois sutiãs. Aposte nos sutiãs sem alça, principalmente se você for viajar para praia ou para lugares que estejam quente. Afinal, esse tipo de sutiã pode ser usado com blusas sem alça e com blusas com alça.

Quanto a calcinha leve no máximo 7, uma para cada dia da semana e lave-as todos os dias no chuveiro.

7.Leve poucas roupas e que combinem entre si

Quando montamos nossa mala para viajar é muito comum que a gente leve uma roupa, ou um look para cada dia. Ou seja, se a viagem for durar 20 dias você leva exatos 20 looks diferentes, senão mais. Mas, fala a verdade gente, nós nunca usamos tudo não é mesmo?

Então, você não precisa levar roupas diferentes para cada dia da sua viagem. Reduza bastante, pelo menos até a metade. Assim, se você for ficar 20 dias leve no máximo 10 peças de roupas e que combinem entre si. Assim, o melhor é levar roupas básicas e neutras, e isso também serve para sapatos. Afinal, cores neutras geralmente combinam com tudo. Isso facilita muito na hora de compor os looks.

Não adianta você levar um short rosa choque e uma blusa verde com bolinhas amarelas, afinal esse tipo de peça não vai combinar com todas as suas roupas.

8- Saiba que repetir a mesma roupa não significa repetir o mesmo look

Levar só 10 peças de roupas em uma viagem de 20 dias, não significa que você precise usar só 10 looks diferentes na sua viagem. Você pode perfeitamente montar um look diferente para cada dia se apostar nas peças certas.

Por exemplo, se você for viajar para um lugar que esteja quente você pode levar dois shorts, um jeans e outro de tecido mais leve que seja estampado. Se você comprar aqueles conjuntos de short e top que estão super na moda e mais duas blusas, uma preta e outra branca você já tem 3 looks diferentes. Nos outros dias você pode usar a blusa branca, a preta e o top que faz parte do conjunto com o short jeans. Assim, você já ganha mais 3 looks.

Enfim, usar a criatividade na hora de compor os looks é uma dica fundamental de como viajar só com mala de mão. Aposte em peças criativas e versáteis, como a camisa feminina de botão, por exemplo. Você pode usar elas fechadas como uma camisa mesmo,ou abertas com outra blusa por baixo.

20190711 194947 0000 Easy Resize.com 1 - Como viajar só com mala de mão em viagens longas - dicas-de-viagens

Eu usei a mesmo vestido jeans de duas maneiras diferentes. Em Roma usei como um vestido com cinto.
Em Paris eu usei o mesmo vestido jeans mas como uma camisa

Enfim, quando você for comprar as suas roupas para sua viagem, leve essas características em consideração.

9- Lave as roupas para repeti-las

Sim pessoal, outro ponto fundamental quando o assunto é como viajar só com mala de mão é lavar as suas roupas durante a viagem. E você pode fazer isso tanto levando em lavanderias locais, lavando na máquina ou no tanque caso você fique em um apartamento ou até mesmo lavando no banho.

Por isso, quanto mais leve e mole for o tecido das suas camisas ou vestidos mais fácil fica para lavar e secar. Caso a camisa suje somente na parte debaixo das axilas por conta do suor, você pode lavar só essa parte da camisa ou do vestido. Assim, é só deixar a roupa para secar, pendurada do lado avesso que você já pode usar pelo menos mais uma vez a peça sem precisar lavar.

10- Aproveite a sua mochila de bagagem pessoal

Você pode aproveitar que você pode levar mais uma bolsa com itens pessoais e levar algumas coisas nela. Deixe os objetos de maior peso como notebook, celular, câmeras e etc para levar na mochila. Leve também a sua necessaire com maquiagem, e um casaquinho e alguma camisa.

Escova de dente, de cabelo,pasta e remédios também devem ser levados nessa mochila.

11- Leve poucos acessórios

Não adianta você levar 10 pares de brinco, 5 colares e 5 pulseiras. Leve no máximo duas peças de cada item e mesmo assim já é muito.

De preferência a acessórios que combinem com tudo para não ter muita dificuldade na hora de usar.

  • Um cinto
  • Uma echarpe ou cachecol, se você for para lugares frios
  • Uma bolsa pequena para você usar na viagem –  De preferência aquelas sacolas de pano que são dobráveis e não ocupam espaço na mala.
  • Um par de brincos, ou dois caso você vá sair a noite
  • Uma pulseira
  • Um colar

Aqui também serve a mesma regra para maquiagem. Se você não costuma usar brinco ou colar no seu dia a dia não leve na viagem. Pois será bem difícil que você use.

12-  Use vestidos e macacões

Eu sou super fã de levar vestidos e macacões em viagens, até mesmo quando o destino é de frio. Vestidos com tecidos leves então, não podem faltar na sua mala de mão. Afinal, eles quase não ocupam espaço na mala e não vão amarrotar. São fáceis de lavar e práticos de vestir.

Se você for viajar para um destino de frio, vale a pena um vestido com um tecido um pouco mais grosso, como uma lã fina, por exemplo. Neste caso, é só você usar a boa e velha meia calça, com toda a certeza é muito melhor que levar várias calças na mala.

www tudo sobre viagens como se vestir em paris em maio vestido - Como viajar só com mala de mão em viagens longas - dicas-de-viagens

Foto: Fabiana Scaranzi Sais e vestidos podem e devem estar na sua mala de mão mesmo que você viaje para destinos frios

 

www tudo sobre viagens verao europeu macacao2 Easy Resize.com  - Como viajar só com mala de mão em viagens longas - dicas-de-viagens

13-Compre poucas lembranças

Em tempos de dólar alto e de passagens aéreas cobrando para despachar bagagem trazer muita muamba nas suas viagens é roubada. Por isso, compre o mínimo possível de coisas na viagem e pare de comprar lembranças para todos os seus parentes, amigos e colegas de trabalho.

Diminua ao máximo não só a quantidade lembranças como o tamanho delas. Compre souvenirs pequenos e leves, prefira dar presentes mais simples como um porta moeda, lenço e etc. Enfim, evite coisas pesadas e grandes que só ocupam espaço e fazem peso na mala.

14- Viaje com as peças mas pesadas e volumosas

Quando você for escolher as suas roupas para viajar de avião, separe aquelas roupas que vão combinar com as peças que você colocou na mala. Feito isso, vista as mais pesadas e mais volumosas.

Assim, vista a calça jeans, a camisa mais volumosa que você for levar, um casaco e etc. No caso de casaco, se você for a lugares frios, vá com o casaco mais pesado. E vá com o tênis ou a bota mais pesado e volumoso.

Assim, você já alivia o peso e o espaço da mala e quando chegar no destino você pode reusar todas essas peças.

Leia também Roupas para viajar de avião: Dicas para escolher as roupas da sua viagem

15-  Como viajar só com mala de mão: Pese a sua bagagem

Este item é muito importante pessoal. De nada adianta você seguir todas essas dicas e não pesar a sua mala. Afinal, se você passar do limite de 10 quilos, quando chegar no aeroporto provavelmente eles vão despachar a sua mala. Isso será algo bastante frustrante já que você vai ter pagar a mais pelo despacho, coisa que você não queria fazer não é?

Por isso, compre aquelas balanças portáteis de viajantes e antes de sair de casa pese a sua mala. E não se esqueça gente, o limite é de 10 kg mas você tem que embarcar com menos do que isso. Caso contrário ou você não vai poder comprar nada durante a sua viagem ou vai ter que pagar para despachar na volta.

balanca portatil digital c gancho pdo suporta ate 50kg D NQ NP 712603 MLB26442705070 112017 F - Como viajar só com mala de mão em viagens longas - dicas-de-viagens

Como viajar só com mala de mão: Vantagens

Vale muito a pena você seguir todas essas dicas de como viajar só com mala de mão, pois tem muitas vantagens. Se você conseguir desapegar de muitas coisas e passar a viajar só com a mala de mão, isso vai ser libertador. Com toda a certeza,você não vai querer saber de outra coisa.

Vamos ver então as principais vantagens de viajar só com a mala de mão.

1- Você economiza muito

A primeira e principal vantagem de viajar só com a mala de mão é que você economiza muito dinheiro, principalmente com as passagens aéreas. Afinal, as passagens mais baratas são aquelas em que você não precisa despachar bagagem.

E não é só na passagem principal que você economiza mas você também pode poupar um bom dinheiro no transfer nos aeroportos. Afinal, como você vai estar com pouca bagagem fica mais fácil e mais confortável usar o transporte público para chegar ao seu hotel.

Diferente de você viajar com uma mala grande que você acaba sendo “obrigado” a usar um táxi, que costumam ser bem caros. Ou é isso, ou você sai por aí arrastando uma mala pesada, que cá entre nós é muito chato.

2-Você ganha tempo

Outro ponto positivo de viajar só com a mala de mão é o tempo que você economiza na viagem. Não só na hora de fazer e de desfazer a mala mas principalmente no desembarque. Afinal, você não precisa esperar as suas malas chegarem. Você pode sair do avião e ir direto para o seu hotel.

3- Mais mobilidade

Se tem uma das coisas mais chatas em viajar é ficar arrastando mala pesada pra cima e pra baixo. Assim, viajar só com uma mala de mão te poupa desse infortúnio e sua coluna agradece,rs.

4-Menos preocupação

Outra vantagem indiscutível de viajar só com a mala e mão é que você não precisa se preocupar com extravio de mala, com objetos que podem quebrar durante o manuseio da mala e etc. Até porque diga-se de passagem os funcionários dos aeroportos, em regra, estão nem aí para sua mala né? Jogam ela de qualquer maneira, o que pode quebrar algum objeto da mala, ou até mesmo a própria mala.

 

Em suma pessoal, eu acredito que viajar só com uma mala de mão, com toda a certeza é a forma de viajar do futuro. Acho que vale muito a pena praticar o desapego, você terá muito mais a ganhar do que a perder. Afinal, aprender a viver com menos é algo muito bom e  libertador e nada melhor do que começar a praticar com uma viagem.

E ai vocês já viajaram só com mala de mão? Conte nos comentários como foi a sua experiência. Toda dica é bem vinda.

Um abraço

TudoSobreViagens

Anna Karina Faria Pires

Carioca de 29 anos, bacharel em direito, amante de viagens, aventureira, com o sonho de conhecer o mundo!

«

»

×

Curta a nossa Página!