fbpx
Search here...
TOP
Destinos Dicas Europa

Como economizar na Europa: 10 Dicas testadas e aprovadas para viajar barato

Tempo de leitura: 7 minutos

Como economizar na Europa

Você acha que viajar para Europa é muito caro e por isso o velho continente nem entra na sua lista de destinos? Ou então você já tá com passagem comprada mas acha que vai gastar muita grana nessa viagem? Se a sua resposta for sim para as duas perguntas, fico feliz em te informar que tudo isso é MITO. Hoje, eu trouxe para vocês 10 dicas testadas e comprovadas por mim e por viajantes de todo o mundo de como economizar na Europa.

Até porque a cada dia mais e mais as pessoas estão procurando maneiras de continuar viajando,mesmo com o preço do dólar alto. Então qualquer dica que permita que você não precise abrir mão de viajar mas que ao mesmo tempo você possa fazer uma viagem confortável é bem vinda.

Se você seguir essas dicas com toda a certeza, você fará uma boa viagem para o velho continente, sem precisar falir para isso, rs.

Leia também 7 dicas fundamentais para viajar a Europa

Vamos a elas!

Como economizar na Europa

1)Fuja da alta temporada

Essa é uma das melhores dicas para quem quer economizar na europa. Se você tiver bastante flexibilidade na hora de marcar suas férias, prefira qualquer mês longe da alta temporada.  A alta temporada na Europa acontece no verão. O verão vai do final de Junho ao final de Setembro. O mês de Setembro até que é um bom mês, principalmente se a sua intenção for visitar as praias europeias. Meses que você deve evitar a todo custo é Julho e Agosto.

Com toda a certeza esses são os meses mais caros do ano, e mais lotados de turistas também. Afinal, em Agosto é férias escolares em todo o hemisfério norte. Ou seja, aqui vale aquela velha regrinha do mercado.  Se aumenta a procura, os preços também aumentam junto.

Durante todos os outros meses do ano, visitar a Europa é mais barato. Principalmente em Janeiro, Fevereiro e até mesmo Março. Pois nesses meses é baixa temporada, já que o inverno e a neve dão as caras por lá.

Outra época mais barata e menos fria para viajar ao continente europeu é o outono, que vai de Outubro a Dezembro. O Outono, inclusive costuma ser mais barato que a primavera, que vai do final de Março ao final de Junho.

Se você não sabe que cidades vai visitar na sua eurotrip não deixe de ler :Como escolher as cidades para sua viagem para Europa

www tudo sobre viagens coliseu roma italia Easy Resize.com  - Como economizar na Europa: 10 Dicas testadas e aprovadas para viajar barato - europa, dicas-de-viagens, destinos-de-viagem

2)Hospede -se em Hostels ou Apartamentos

Atualmente, grande parte dos viajantes tem preferido se hospedar em apartamentos ao invés de quartos de hotéis. E, de fato, faz muita diferença, se você realmente quiser economizar na europa. Apesar das comodidades de hotéis serem maravilhosas, encontrar hotel bom e barato na Europa pode ser difícil. Mas também não é impossível se você procurar com antecedência. Para isso, o melhor site de buscas é com toda a certeza o booking.com

Mas caso você não consiga encontrar uma boa oferta, o ideal é você procurar apartamentos ou hostels.

Em regra, esse tipo de hospedagem sai bem mais barata do que hotéis. E não é somente, na diária de hotel que você irá economizar. Em apartamentos e hostels você ainda pode economizar com alimentação, cozinhando no apartamento ou na cozinha do hostel. Você almoçar e jantar um dia ou outro “em casa”, pode render uma boa economia durante a sua viagem.

Os melhores sites para reservar apartamentos e encontrar hostels e albergues são: airbnb e hostelworld.com.

Se você vai passar em Paris na sua eurotrip leia os melhores e mais badalados bairros para se hospedar em Paris

Como economizar na Europa

Alugar apartamentos nas viagens é um hábito que tem caído no gosto de viajantes mais econômicos

3) Vá ao supermercado local

Esta dica está diretamente ligada com a anterior. Comprar comida no supermercado com toda a certeza faz com que você economize muito na alimentação. Seja com café da manhã, almoço, lanche ou jantar. Hora mas até com almoço ? Vou ter que comprar  arroz e feijão e cozinhar no apartamento?

Não pessoal. Na Europa existem comidas prontas, que é só você esquentar no microondas. Assim como aqui no Brasil existe lasanha, macarrão congelada e etc. A diferença para o Brasil é  que lá as comidas congeladas são muito variadas. Tem vários tipos de pratos diferentes, como saladas, arroz com carne, arroz com frango ou com camarão, fricassé e  etc.

E acreditem se quiser, a comida é saborosa e sacia bastante a fome. Mas o melhor mesmo é o preço. Os pratos custam entre 1,50 euros e 6,50 euros dependendo do tipo de comida.

E sabe o que é mais incrível? Se você estiver hospedado em hotel e não tenha como cozinhar, em alguns supermercados como o Monoprix, de Paris, por exemplo, você pode esquentar a comida no próprio supermercado. Pois muitos deles tem microondas e mesas, cuja finalidade é exatamente possibilitar que o cliente coma no próprio supermercado.

É claro que comer em restaurantes é muito bom. Mas se você realmente quiser economizar na Europa, abrir mão de almoçar e/ou jantar em restaurantes todos os dias é fundamental.

Como economizar na Europa

Monoprix é um dos supermercados que tem comia congelada e microondas

4) Coma os menus do dia

Outra dica importante para economizar na europa com alimentação é procurar almoçar os menus do dia. Eles variam de acordo com a cidade ou país que você estiver, mas a proposta é sempre a mesma. Em Paris, por exemplo esse tipo de prato é conhecido como plat du jour ou menu du jour. É como o nosso PF (prato feito) aqui no Brasil, só que mais requintado, rs.

Já em Roma esse tipo de prato é conhecido como menu turista. Em ambos os casos os pratos vem com uma entrada + prato principal + sobremesa e custam entre 10 euros a 21 euros. Em alguns casos chega a custar menos de 10 euros mas raramente passa de 21 euros.

Eu particularmente sempre peço esses pratos, pois além de render uma grande economia eu gosto bastante. Principalmente em Paris.

Esses pratos não costumam vir acompanhado de bebida mas uma boa opção é comprar a água ou a bebida nos supermercados, que costumam custar menos do que em restaurantes.

Quer saber onde comer por menos de 10 euros em Paris, então leia Onde comer bem por menos de 10 euros em Paris

Como economizar na Europa

Menu du Jour em Paris

5) Use o transporte público

O transporte público europeu, principalmente o metrô, é barato e eficiente. Com toda a certeza,  essa é a melhor maneira de se locomover pelas principais capitais europeias como Paris e Londres, por exemplo.

Geralmente, as linhas de metrô cobrem todas as áreas onde se encontram os principais pontos turísticos das cidades.  Em regra, você chega de um ponto turístico a outro em, no máximo 10 ou 15 minutos.

Um grande exemplo de metrô de eficiência é o de Paris. Barato, pontual e raramente cheio. O metrô é o meio de transporte mais usado pelos parisienses.

Saiba mais sobre como se locomover em Paris aqui

Deixe para usar táxis ou uber, em algum caso emergencial ou muito especifico, pois estes costumam ser bem mais caros e não valem a pena.

6) Sempre que for possível prefira fazer tudo a pé

A melhor maneira de você economizar na Europa com deslocamento, é , sem dúvida,andando. Sempre que a distância entre um local e outro for relativamente pequena, prefira andar ao invés de pegar o transporte público. Assim você vai economizar na Europa, ainda mais. É muito comum que nas cidades da Europa as principais atrações sejam bem próximas uma da outra. O que possibilita fazer grandes partes dos passeios a pé.

Além disso, andar é muito bom, pois te proporciona conhecer bem a cidade e seus costumes. Além de você perder uns kilinhos, rs.

Em Paris,por exemplo é possível fazer praticamente tudo a pé. O mesmo vale para Roma, já que a maioria das suas principais atrações ficam no centro da cidade.

Como economizar na Europa

Andando por Roma

7) Use trem entre uma cidade e outra 

Sem dúvida que o trem é o melhor meio de transporte para se locomover na Europa. Rápido, confortável, eficiente e com toda a certeza mais barato que viajar de avião, por exemplo. Por isso, se na sua eurotrip você for visitar mais de uma cidade prefira sempre ir de trem.

O valor da passagem de ônibus costuma ser ainda mais barato do que o de trem mas ainda assim, na maiorias das vezes não vale a pena. Pois a distância entre uma cidade ou outra pode ser muito grande. O que torna a viagem mais cansativa e você perde muito tempo. Mas se a distância não for tão grande assim e caso você tenha tempo, usar o ônibus pode ser ótimo para economizar na europa.

Quer uma sugestão de um roteiro de trem pela Europa? Então leia Roteiro dos sonhos pelo sul da França

8) Cuidado com voos internos. Avalie se vale mesmo a pena

As vezes aparecem umas super promoções das companhias low cost com preços mega baratos e você se sente muito tentado a comprar a passagem de avião ao invés da passagem de trem. Mas caso você se depare com alguma promoção é preciso ter calma e avaliar se vale a pena. Pois mesmo que a passagem aérea esteja mais barata em relação ao trem, muitas vezes os gastos que você terá serão maiores. Pois  para ir  da cidade onde você está até o aeroporto e depois  do aeroporto da cidade destino até o centro da cidade pode não compensar.

Cuidado com voos de madrugada!! Se o voo for de madrugada então, pior. Porque nessa hora, com toda a certeza você terá que pegar um táxi que irá te cobrar bem caro para te levar até o aeroporto. A mesma lógica acontece quando você chega na cidade de destino. Se você chegar ainda de madrugada, certamente o metrô não estará funcionando e você terá que, obrigatoriamente pegar um táxi. E táxi, saindo de aeroporto e ainda de madrugada custa bem caro.

Nesses casos é melhor você ir de uma cidade a outra de trem mesmo.

9)Use passes para visitar as atrações

A grande maioria das cidades europeias, grandes ou médias, possuem passes, que valem por alguns dias e te dão descontos em atrações e transportes. Esse é o caso, por exemplo, do Barcelona Pass, que você tem desconto nas principais atrações da cidade.

Outros passes, como o museum pass, por exemplo, em Paris, você entra “de graça” em todas as atrações abrangidas por ele.

Outros, como o Roma Pass, te permiti entrar de graça só em uma ou duas atrações. Mas, em compensação você pode usar o transporte público ilimitadamente.

Ou seja, cada cidade tem seu pass e suas regras. Sempre pesquise e veja qual é o melhor para você.

Como economizar na Europa

 

10) Compre os ingresso antecipadamente

Caso você decida não usar o passe ou alguma atração que você queira visitar não esteja incluída no passe, o ideal é você comprar o ingresso com antecedência pela internet. Assim além de você ter descontos naquela entrada, você ainda evita filas enormes para comprar o ingresso na hora.

A entrada da  torre eiffel, por exemplo, não está incluída nem no museu pass e nem no Paris Pass. Por isso, o ideal é comprar o ingresso com antecedência pelo site.

Quer mais dicas boas da Torre Eiffel? Então leia também Como visitar a torre Eiffel do jeito certo

Então pessoal, essas são as principais dicas para economizar na Europa. Eu já segui elas, e afirmo que são eficientes. Todos os viajantes do mundo que seguem essas dicas conseguem fazer uma viagem boa e inesquecível, sem gastar muito.

E você já seguiu alguma dessas dicas? Tem algum outro modo de economizar? Deixe nos comentários.

Um abraço

TudoSobreViagens

Anna Karina Faria Pires

Carioca de 29 anos, bacharel em direito, amante de viagens, aventureira, com o sonho de conhecer o mundo!

«

»

×

Curta a nossa Página!