fbpx
Search here...
TOP
Destinos Dicas Europa Itália Roma

Como economizar em Roma: Dicas infalíveis para poupar dinheiro

FB IMG 1532748166583 - Como economizar em Roma: Dicas infalíveis para poupar dinheiro - roma, italia, europa, dicas-de-viagens, destinos-de-viagem
Tempo de leitura: 7 minutos

Como economizar em Roma

Cinco turistas ingleses sentam numa sorveteria em Roma. Cada um pede um sorvete de sabores diferentes, enquanto  conversam, riem e apreciam um bom gelato italiano. Depois de terminarem seus sorvetes e suas conversas eles resolvem pedir a conta. Já separando suas moedinhas para pagar apenas 5 sorvetes, vem a surpresa. A conta da sorveteria dá 60, abusivos euros. E isto por apenas 5 sorvetes. É claro que se antes de viajarem eles tivessem lido dicas de como economizar em Roma, isso jamais teria acontecido.

Extremamente irritados e revoltados os 5 ingleses resolvem chamar a polícia para resolver a situação.Mas acabou que no final tudo deu em pizza. Não literalmente, é claro, rs.

Então, para não correr o risco de passar por esse tipo de situação, e também para economizar bastante dinheiro, saber as dicas de como economizar em Roma, é muito importante.

Afinal, em épocas de dólar alto, e euro mais ainda, qualquer dica que te ajude a economizar um euro já é válida.  Mas no caso das dicas que te darei hoje, te garanto que você vai economizar muito mais que um euro.

www tudo sobre viagens coliseu roma italia Easy Resize.com  - Como economizar em Roma: Dicas infalíveis para poupar dinheiro - roma, italia, europa, dicas-de-viagens, destinos-de-viagem

Como economizar em Roma com hospedagem e passagem aérea

Quando você decide um destino para viajar, com toda a certeza suas primeiras preocupações são: passagem aérea e hotel. Para isso duas dicas são fundamentais, principalmente em relação a hospedagem.

1)Viaje na baixa temporada

Pois nessa época tanto a hospedagem quanto as passagens estão mais baratas e sua chance de encontrar boas ofertas aumenta. A alta temporada em Roma, e também em toda a Europa são entre os meses de Junho e Agosto. Sendo Julho e Agosto os piores meses. Como é verão na Europa, e em Agosto tem as férias escolares de europeus e americanos também, as cidades ficam lotadas. O preço de tudo sobe, desde passagens aéreas até garrafas d ‘ água nos supermercados.

A baixa temporada é no inicio do ano, entre os meses de Janeiro e Março. Nesta época acontece o inverno europeu. Justamente pelas temperaturas serem baixas, tudo acaba abaixando junto. A cidade recebe menos turistas, então é uma época que os preços de hospedagem despencam. E junto com elas tudo fica mais barato.

Mas caso você deteste frio, viajar na primavera, que vai de Abril a Junho, também é uma boa época. Não é tão barato quanto no inverno e no outono( Outubro a Dezembro) mas também não é tão caro.

Como economizar em Roma

2) Hospede- se longe do centro

Tudo perto do centro da cidade em Roma é mais caro, desde hospedagens até restaurantes e bares. Por isso, é melhor procurar um hotel em Roma que seja afastado do centro. Mas é importante atentar se esse hotel fica próximo a alguma estação de metrô.

Hospedar-se perto de uma estação de metrô facilita muito a vida de quem se hospeda longe do centro. Principalmente, se você for ficar poucos dias na cidade.

3)Não tome café da manhã no hotel

Em regra, hotéis que oferecem café da manhã costumam cobrar mais caro pela diária. Se você não conseguir encontrar um bom hotel, a um bom preço e que ofereça café da manhã( o que é difícil em Roma), prefira tomar café na rua.

Ou então caso o seu quarto de hotel tenha cafeteira, uma boa pedida é comprar café, pães, bolo e etc nos supermercados e comer no seu quarto. Se você tiver hospedado em hostel ou em airbnb fazer isso, então será ainda melhor.

Como economizar em Roma com passeios

Para economizar em Roma com passeios existem muitas dicas interessantes. Apesar da maioria dos passeios em Roma serem gratuitos, o que já facilita muito, é bom atentar a essas dicas para as atrações pagas.

Leia também : O que fazer em Roma : Os 7 passeios imperdíveis

 1) Visite museus no último domingo do mês

Alguns museus como o do vaticano, por exemplo, não cobram entrada no último domingo do mês. Se você tiver flexibilidade, se programe para visita- los no último domingo. Mas prepare-se para filas enormes e museus lotados. Por isso, tente chegar o mais cedo possível.

Como economizar em Roma

 2)  Use o Roma Pass

O Roma Pass é uma excelente forma de economizar nos passeios. Existem dois tipos de passes: O de 48 horas, que custa 28€ e você pode visitar o primeiro  museu ou monumento gratuitamente. Além disso, você também pode usar o transporte público dentro de Roma de forma ilimitada durante esses dias. O de 72 horas custa 36€ e te dá direito a entrar gratuitamente nos 2 primeiros museus ou monumentos e direito ao uso do transporte público ilimitado nesses 3 dias.

 Dica de ouro : Caso você use o Roma Pass o ideal é você escolher as atrações mais caras para visitar primeiro, justamente para você economizar, ainda mais. As atrações mais caras são o coliseu/ fórum romano e as galerias Borghese. Por isso, coloque elas para ser uma das primeiras atividades no seu roteiro.

roma pass grid 1510674137 268x300 - Como economizar em Roma: Dicas infalíveis para poupar dinheiro - roma, italia, europa, dicas-de-viagens, destinos-de-viagem

Roma Pass

Como economizar em Roma com transporte

1)Não use transporte e faça tudo a pé 

Com toda a certeza, não existe maneira melhor de economizar nesse quesito do que andar. O centro histórico de Roma é um ovo e tudo é bem perto. Além disso, andar pela cidade é uma atração turística a parte, já que você aprecia mais detalhadamente a cidade e o dia a dia dos romanos.

Como economizar em Roma

Andando por Roma

 2) Se for usar transporte, use o público

Se você estiver hospedado fora do centro, certamente você terá que usar transporte público.Ainda que seja , somente para chegar ao centro. Por isso, evite táxis e use os transportes públicos. Eles passam por todas as principais áreas turísticas da cidade. E, além disso, custam bem menos do que táxis ou ônibus de turismo.

Você pode usar o transporte público seja comprando os bilhetes de forma avulsa, ou usando o Roma Pass, que como dito anteriormente, te dá acesso ilimitado a ônibus, metrô e trens.

Como economizar em Roma com alimentação 

Prepara !Que agora ……… é o show de dicas. Nesse quesito tem muita dica legal, útil e curiosa para você. 

1) Coma em pé  

Parece até coisa de gente louca, não é ? Mas não caro viajante. Em Roma, e na Itália em geral, o preço de um café com sanduíche ou de um sorvete, por exemplo muda se você comer em pé ou se sentar na mesa. Quando você chega em uma sorveteria ou numa cafeteria( conhecidas na Itália como bar) e pede um café com pão e senta na mesa para lanchar eles te cobram mais só para sentar. Parece absurdo mas é verdade.

Lembra da história que contei para vocês no inicio do post? Então, isso acontece porque bares e sorveterias colocam o preço mais caro no menu. E quando você senta, e pede só um sorvete sem olhar o menu você toma um susto quando a conta chega. Porque ali está o preço do sorvete embutido com o do serviço. Por isso, um simples sorvete pode vir a custar 16 ou até mesmo, 20 euros.

Foi isso que aconteceu com os turistas ingleses. E na verdade, esse tipo de situação é bem comum de acontecer , não só em Roma mas em toda a Itália. No ano passado, dois italianos entraram em uma cafeteria e pediram 3 cafés e 3 pedaços de bolo. Pagaram 72 euros por isso.

Então, para evitar esse stress, faça como manda a tradição italiana e tome seu café e seu lanche em pé no balcão,ou peça para viagem. E, principalmente, SEMPRE, olhe o cardápio antes.

Como economizar em Roma

Sorvete gostoso mas caro, rs.

 2)  Peça o menu turista 

 O menu turista italiano é parecido com o menu du jour francês. Nele vem entrada+ prato principal + sobremesa. Em alguns restaurantes vem até dois pratos principais. Em regra, esses pratos custam entre 10 e 15 euros, podendo em alguns lugares custar menos de 10 euros.  Assim como o menu du jour, que contém a comida tipica francesa, o menu turista tem a comida tipica italiana

Por isso, procure comer em restaurantes que tenham o menu turista como opção.Geralmente, os restaurantes tem uma placa em frente avisando que tem menu turista. Senão tiver, pergunte antes de sentar, e se for o caso peça para ver o cardápio.

3) Coma pizza  

O prato mais famoso, tradicional e gostoso da culinária italiana, é também um dos mais baratos de todos. Sentar num restaurante e pedir uma boa pizza pode custar  bem menos que 10 euros. Além disso,  em Roma toda padaria, lanchonete, bar vendem pedaços de pizza bem saborosos. Dependendo do sabor o pedaço pode custar entre 3 e 5 euros.

4) Beba água das fontes

Em Roma, beber água nos restaurantes, e até mesmo comprar nos supermercados pode ser mais caro. Principalmente se você viaja no verão. Época que os supermercados e restaurantes costumam cobrar mais caro pela garrafa d´água. Por isso, para economizar mais ainda em Roma tome água direto das fontes espalhadas pela cidade. Ao contrário do que você poderia pensar, a água é limpa, potável, tem um bom gosto e é geladinha.

Essas fontes surgiram na época do império Romano, e desde então é hábito dos romanos encherem suas garrafinhas nessa fonte. E o melhor é que essas fontes são públicas, ou seja, você toma água fresca sem pagar nada. Mas atenção! Algumas fontes não tem água potável. Mas essas que não tem sempre tem uma placa avisando !! Por isso, procure essa plaquinha antes de beber. Se você não encontrar e também, além disso ver várias pessoas abastecendo suas garrafinhas na fonte, pode beber sem preocupação.

5)Compre comida no supermercado

Eu sei meus amigos, vocês estão na Itália, um dos países que tem a melhor e mais deliciosa culinária do mundo. Com toda a certeza você quer chegar lá e comer tudo, toda hora em todos os restaurantes, rs. Mas, se sua intenção for economizar, um dia ou outro, comer nos supermercados pode salvar seu bolso. Em Roma, e na Europa em geral, os supermercados vendem comidas prontas para serem esquentadas no microondas.

E não é Lasanha da Sadia não, rs, é comida de verdade. Tem carne, frango, arroz, macarrão e até prato com camarão eles vendem. Além de alimentar bem e serem gostosos, os preços são muito convidativos. Os pratos variam entre 2,50 euros a 6 euros.

Acho uma maneira muito válida de economizar!!

Como economizar em Roma com lembranças

Com crise ou sem crise, com muito ou com pouco dinheiro, nós sempre queremos comprar lembranças. As dicas que darei aqui, na verdade são genéricas. Você pode usa-las tanto em Roma quanto em qualquer outro lugar do mundo.

www tudo sobre viagens forum romano italia Easy Resize.com 1 - Como economizar em Roma: Dicas infalíveis para poupar dinheiro - roma, italia, europa, dicas-de-viagens, destinos-de-viagem

1) Pesquise sempre! Não compre na primeira loja que você entrar

Isso mesmo!!  Resista a tentação de sair comprando as primeiras lembranças que você ver. Eu sempre faço assim: Vejo quais são as lembrancinhas que mais me interessam e presto a atenção na variação dos preços de loja para loja. Em regra, as lembranças são as mesmas em quase todas as lojinhas de souvenir. Por exemplo, uma mesma  caneca de Roma numa loja pode custar 8 euros, em outra loja a mesma caneca pode custa 7,50 euros e por ai vai.

Por isso, veja qual lojinha tem o melhor preço para aquele item. e se você achar que tá barato, compre.

 2) Compre em lojas de souvenir longe das atrações turísticas

Essa regra, ás vezes tem exceções, por isso é importante pesquisar, como dito anteriormente. Lojas de souvenirs perto de atrações turísticas costumam ser bem mais caras. Procure comprar lembranças em lojas mais afastadas e até mesmo, com vendedores ambulantes. Inclusive, com estes últimos você pode até negociar um preço mais favorável para você.

Então pessoal, essas foram as principais dicas para você economizar em Roma. Se você seguir  elas e prestar muita a atenção para não entrar em furadas, com toda a certeza sua viagem será inesquecível.

E você tem alguma outra dica para acrescentar? Deixe nos comentários.

Um abraço pessoal

www tudo sobre viagens rio tibre vaticano roma france Easy Resize.com  - Como economizar em Roma: Dicas infalíveis para poupar dinheiro - roma, italia, europa, dicas-de-viagens, destinos-de-viagem

TudoSobreViagens

Anna Karina Faria Pires

Carioca de 29 anos, bacharel em direito, amante de viagens, aventureira, com o sonho de conhecer o mundo!

«

»

×

Curta a nossa Página!