fbpx
Search here...
TOP
Dicas

13 benefícios de viajar que podem mudar a sua vida segundo especialistas

www tudo sobre viagens beneficios de viajar Easy Resize.com  - 13 benefícios de viajar que podem mudar a sua vida segundo especialistas - dicas-de-viagens
Tempo de leitura: 8 minutos

Benefícios de viajar: Veja como viajar pode mudar completamente a sua vida

Existem muitos benefícios de viajar, conhecer o mundo, conhecer novas cidades e experimentar novos sabores, mas você sabia que viajar pode te tornar uma pessoa mais tolerante e até mesmo melhorar a sua saúde? Sabia que viajar trás mais felicidade do que comprar? E bom,na verdade, não sou só eu que estou dizendo isso. Existem estudos que comprovam este fato que todo viajante já sabe, acho que desde a época de Marco Polo.

O fato é que começar a viajar e a explorar o mundo pode mudar completamente a sua vida e sua visão de mundo. E, te garanto que é uma mudança para melhor. Ás vezes pode ser algum lugar especifico que muda você, uma determinada experiência que você teve em alguma viagem ou simplesmente o fato de viajar, seja para onde for.

Por isso, neste post eu reuni 13 benefícios de viajar que vão mudar a sua vida. Duvido que depois de ler este artigo você não vai querer sair por aí pelo mundo afora.

1. Benefícios de viajar: Abre a mente

Um dos principais benefícios de viajar, com toda a certeza é este. Quando ficamos muito tempo presos a nossa rotina, acabamos nos acostumando com tudo. Desse jeito acabamos acreditando que o nosso modo de vida e de pensar é o certo e é o único.

Quando você viaja, você vê outras culturas diferentes da sua. Assim, logo você percebe que o seu jeito de viver é apenas um entre vários outros estilos de vida.

Isto trás um enriquecimento espiritual muito grande pois podemos mudar o ângulo pelo qual enxergamos determinada situação. Isso até mesmo faz com que a gente leve a vida de uma forma mais leve. Afinal, coisas que eram absurdas e impensadas no seu meio social são coisas absolutamente normais em outros países.

Uma cidade que me fez sentir muito isso foi Amsterdam, na Holanda. Acho que se tem um país no mundo que é completamente diferente do nosso é a Holanda.  Mas, apesar deles serem um povo muito liberal em vários quesitos, isso não impediu que eles se desenvolvessem como nação. Afinal, o índice de violência é bem baixo, inclusive a Holanda chegou a fechar prisões por falta de criminosos.

Andando pelas ruas da cidade, principalmente pela Red Light você percebe que sexo não é tabu entre os holandeses. Afinal, eles são muito pouco, ou nada religiosos. Inclusive o país tem uma quantidade de 44% de ateus e  muitas igrejas viraram livrarias ou padarias.  E mesmo assim, você percebe que as pessoas são educadas  e prosperas. E,principalmente, são bem tolerantes com o próximo e com as diferenças.

Ou seja, a Holanda é um país com costumes muito diferentes do nosso, mas, bem desenvolvido.

Ver isso na prática faz você repensar sobre seus costumes.Você consegue ver até aonde determinadas coisas fazem sentido para você.

20160517 162420 01 Easy Resize.com  - 13 benefícios de viajar que podem mudar a sua vida segundo especialistas - dicas-de-viagens

2. Benefícios de viajar: Aumenta a criatividade

Outro benefício de viajar é que quando você bota o pé na estrada a sua mente desacelera. Pois, você vê e vivencia coisas novas. Isso faz com que naturalmente, você acabe tendo novas ideias. Ver outros povos, outras culturas e  principalmente estar em contato com a natureza expande muito a sua mente. Por isso que muitos escritores, artistas e etc costumam fazer uma viagem para se inspirarem para escrever o próximo livro.

Além disso, conversar com pessoas de outras culturas, ver seu modo de vida, e até o mesmo o comércio, podem te trazer novas formas de ver coisas velhas, ou seja, uma mudança de paradigma.

3. Benefícios de viajar: Aumenta a felicidade

Um estudo realizado pela Universidade de Breda na Holanda mostrou que de 1500 pessoas, 974 demonstram mais felicidade quando planejam uma viagem. Isto acontece porque a partir do momento que você compra a sua passagem aérea e começa a planejar uma viagem o seu corpo já começa a liberar a endorfina. Este hormônio é responsável por liberar uma sensação de bem estar e de prazer.

Eu sou prova viva deste estudo, porque eu sou duas pessoas diferentes: uma antes de viajar e a outra depois. Antes de viajar o meu signo sagitário impera pois eu fico tão tranquila e parece que nada me afeta, rs. Mas, algumas semanas depois quando eu volto da viagem quem começa atuar é a minha lua em aries,rs. Ou seja, eu fico mais estressada com a rotina e com as pessoas.

Realmente, a sensação de realizar nosso sonhos nos deixa imensamente felizes.

www tudo sobre viagens mikonos plati gialos jpg Easy Resize.com  - 13 benefícios de viajar que podem mudar a sua vida segundo especialistas - dicas-de-viagens

4.Benefícios de viajar: Alivia o stress e combate a depressão

A clinica Marshfiel nos EUA realizou um estudo com dois grupos de mulheres: um grupo, viaja duas vezes ao ano e o outro viaja de dois em dois anos. E adivinhem o resultado? O grupo de mulheres que viaja de dois em dois  anos são mais propensas a sofrer de depressão e stress. Isso acontece porque as situações estressantes do dia a dia fazem com que o nosso corpo libere um hormônio chamado cortisol, que em excesso acabam gerando doenças ligadas ao stress.

Quando você viaja você foge de todos os aborrecimentos do seu dia a dia, e isso faz muito bem para a sua mente e consequentemente para o seu corpo.

Quando você viaja você percebe o quanto o mundo é lindo, a natureza é perfeita e que os homens tem a capacidade de construir coisas incríveis. Isso desperta em você a vontade de viver para ver mais e mais das maravilhas desse mundão. Eu acredito que este seja um dos melhores benefícios de viajar.

5.Benefícios de viajar: Ajuda na ansiedade

Por mais que viajar também possa gerar alguma ansiedade, afinal quem não tem a famosa ansiedade pré viagem,de forma geral ela ajuda muito neste problema. Afinal, uma grande característica do ansioso é sempre manter a mente no futuro. Os ansiosos tem muita dificuldade de viver no presente e quando você viaja, forçosamente a sua mente fica no presente.

Isso ajuda muito no tratamento para ansiedade, que busca justamente fazer com que o ansioso mantenha a sua mente no agora e viva o presente. Afinal, nas viagens você vive muito mais intensamente cada momento do que quando você está na sua rotina.

Você quer aproveitar cada segundo daquela cidade incrível, você presta mais atenção nas pessoas na rua e até no sabor dos alimentos. Isto tudo faz com que a sua mente pare de divagar perdida por aí, provavelmente em alguma situação catastrófica do futuro.

benefícios de viajar

Um grande benefício de viajar é a  ajuda com depressão, ansiedade e estresse.

6- Benefícios de viajar:Faz bem ao coração, literalmente

Estudos dizem que quem viaja com frequência tem uma chance bem menor de ter um infarto do que pessoas que não viajam. Isto acontece porque segundo a OMS (organização mundial de saúde), uma das maiores causas de doenças cardiovasculares é o sedentarismo. E, se tem uma coisa que nós não somos em viagens é sedentários. Afinal, quando viajamos passamos o dia todo andando para conhecer cada canto na nova cidade. Visitamos muitos museus, fazemos trilhas, mergulhamos, nadamos enfim. Atividades não faltam e nós geralmente queremos fazer o máximo de coisas possível.

Eu senti muito isso na minha primeira viagem a Paris em 2016. Nossa mas eu andei tanto mas tanto pela cidade, subi tanta escada para visitar os monumentos que simplesmente voltei para casa 2 quilos mais magra,rs.

benefícios de viajar

O coração do viajante Foto: Bianca Green

7.Benefícios de viajar: Te ensina a respeitar as diferenças

Viajar e ver outras culturas, conhecer pessoas que tem um pensamento e um modo de vida totalmente diferente do nosso, muda muito a gente. Assim, quando você viaja, você se livra de todo aquele estereotipo e preconceito que temos em relação a um país, cultura ou tradição. A consequência disso é que você passa a ser uma pessoa mais tolerante com o próximo pois você entende que existem pessoas diferentes no mundo.

Você sabe  que o mundo é tão grande, e que tem sim espaço para todo mundo e para todas as ideias, para todas as religiões. Que em algumas questões não existe certo ou errado, existe apenas um jeito de ser, que pode não funcionar para você mas funciona para outros.

E, o que mais estamos precisando hoje em dia é justamente isso: tolerância. Tolerância com quem pensa diferente de você, com quem tem um estilo de vida que não é o seu. Hoje em dia, ser tolerante é uma grande virtude, e com que com toda a certeza viajar pelo mundo te ajuda a desenvolver melhor esta grande qualidade.

8-Benefícios de viajar: Você passa a se conhecer melhor

O autoconhecimento é outro benefício de viajar. Afinal, você sai da sua rotina que, geralmente não te permite pensar muito. Muitos de nós acabamos agindo no automático e muitas vezes nem sabemos mais se estamos no emprego que queríamos estar, se gostamos ou não de determinada atividade e etc.

Quando você viaja, você sempre se depara com situações inusitadas que você jamais se depararia no seu dia a dia. E muitas vezes você acaba por agir de uma forma que você nem imaginava que seria capaz. Ou simplesmente experimenta um prato que você jamais imaginaria que poderia gostar. Ou seja, você se descobre, seja com coisas mais simples ou com coisas mais complexas.

9. Benefícios de viajar:Você aprende a desapegar

Ser viajante, muitas vezes e para muitas pessoas, significa ter que desapegar. Afinal, ficar rodando para cima e para baixo com muita bagagem é um verdadeiro saco, não é mesmo? Então, muitas pessoas para viajar mais e melhor acabam por reduzir o tamanho da bagagem. Mas, isso requer muito desapego e organização. Você já imaginou fazer uma viagem de mais 15 dias, para o exterior só com a bagagem de mão? Isto pode até ser difícil no início mas é extremamente libertador. Basta desapegar.

Outra coisa que você também aprende quando começa a pegar a estrada é passar a consumir menos para viajar mais. Tem muita gente por aí que não é rica mas viaja muito o mundo.

Veja o artigo: Como viajar mais sem ser rico

Simplesmente porque a pessoa desapegou de bens materiais que não traziam felicidade alguma em troca de experiências marcantes para o resto da vida.

benefícios de viajar

10 – Benefícios de viajar:Você aprende a valorizar o que realmente importa

Quando você viaja você percebe o valor que tem um belo pôr do sol. O valor inestimável que tem a cultura e a arte. Isto para você é muito mais valioso do que ter roupas que você não usa, o celular última geração e etc. Afinal, de forma geral esses itens não agregam felicidade a sua vida.

Além disso, você também começa a valorizar mais as pessoas e as coisas do seu cotidiano. Quando ficamos muito tempo fora ás vezes sentimos saudade de umas coisas tão pequenas, como o cheiro do café da manhã da sua mãe ou de comer um bom arroz e feijão. E, quando voltamos, ah quando voltamos tudo parece melhor e ás vezes começamos a prestar a atenção em detalhes que antes passavam despercebidos.

Como dizem por aí, o melhor de viajar é voltar para casa.

Mikonos

Pô do sol em Little Venice, Mykonos,Grécia

11- Você tem mais histórias para contar

Se tem uma coisa que a maioria de nós seres humanos queremos é ter histórias para contar para nossos filhos e netos. E que melhor maneira de ter belas histórias senão, viajando. Com toda a certeza, histórias e aventuras inusitadas não faltam para quem viaja.

Nada melhor do que compartilhar histórias de viagens e lugares maravilhosos com amigos! Não há como descrever a sensação de pisar em lugares maravilhosos, mas quando contamos para nossos familiares ou amigos, conseguimos transmitir um pouco o que sentimos.

benefícios de viajar

A experiência de escalar uma pirâmide maia é uma das minhas histórias mais legais para contar.

Por isso, compre experiências.Viaje! E tenha sempre muita histórias para contar.

12-Você se torna uma pessoa mais interessante

Sim, afinal quando você viaja você tem histórias de lugares que as pessoas não visitaram, de pessoas diferentes e de situações completamente inusitadas. Assim, quando você para e conversa com um viajante pode ter certeza que você vai ouvir histórias únicas e bem fora do comum.Isto, é claro acaba transformando você em uma pessoa mais interessante já que o seu papo vai ir bem além do papo cotidiano que a maioria já está cansada de escutar.

Você passa a ver o lado positivo da vida, passa a enxergar o “copo meio cheio”, dificilmente você encontra um viajante chato ou mal humorado que só sabe reclamar da vida.

13- Te dá mais cultura

Viajar te torna uma pessoa bem mais culta. Não tem aquela frase que diz, ” Você é resultado dos livros que lê e das viagens que faz”? Então, eu super concordo com ela, afinal se tem duas maneiras quase que infalíveis de ganhar mais cultura é lendo e viajando. Afinal, você visita museus de artes, lugares históricos, vê e vive a cultura local.

Outra frase também que a gente lê por aí é:”

“Viajar é a única coisa que você gasta mas te deixa mais rico.”

 

Sim, pois você fica rico de experiências, de cultura, de conhecimento e de felicidade. E, o melhor é que você aproveita mais a sua vida e o seu tempo. E nada nesta vida é mais precioso do que o seu tempo e a sua felicidade.

Em resumo, viva! Viajar é viver. Conhecer novos lugares e pessoas diferentes.

Então pessoal, estes são os 13 principais benefícios de viajar, mas com toda a certeza que existem muito mais. Diz aí nos comentários em que viajar mudou a sua vida.

 

Um abraço

TudoSobreViagens

Anna Karina Faria Pires

Carioca de 29 anos, bacharel em direito, amante de viagens, aventureira, com o sonho de conhecer o mundo!

«

»

×

Curta a nossa Página!