fbpx
Search here...
TOP
Destinos Dicas Europa França Paris

Francês para viagens: 5 palavras mágicas que vão fazer você ser bem tratado em Paris

Museu do Louvre
Tempo de leitura: 5 minutos

Saber francês para viagens é essencial? Será que é difícil aprender a falar francês? É verdade que os franceses não gostam de falar inglês? Se você já teve qualquer uma dessas dúvidas antes de fazer uma viagem para Paris ou para qualquer cidade da França, saiba que você não está sozinho nessa. Ter dúvida em relação a língua francesa antes de viajar para a França e até mesmo se sentir inseguro se você não fala uma palavra de francês é super natural.

Afinal,os franceses tem fama de serem mal educados com quem não sabe falar francês, e de que não gostam de falar inglês.  E a verdade é que essa ideia já assusta muito não é mesmo?

Por isso, aprender francês para viagens, ainda que seja  o básico, pode ser uma boa solução para esse problema.

Francês para viagens: Eu preciso saber francês para viajar para França?

Precisar você não precisa, se você souber falar inglês, com toda a certeza vai conseguir se virar na França, principalmente em Paris.

Entretanto, aconselho a você aprender no minimo algumas frases básicas para usar no dia a dia. Você pode usar o francês para cumprimentar as pessoas apenas, quanto ao resto você pode se comunicar em inglês tranquilamente.

Ou seja, você não precisa ser fluente na língua e para falar a verdade você não precisa nem de um francês básico. Se você usar apenas essas 5 frases básicas no seu dia a dia você verá como fará a diferença.

Na primeiro vez que fui para Paris meu francês era bem fraco,mas mesmo assim eu tentava me comunicar na língua.Os parisienses ao perceberem minha dificuldade em me comunicar logo perguntavam se eu falava inglês. Eu respondia que sim a assim a conversa continuava em inglês tranquilamente.

É verdade que os franceses não falam inglês e não gostam de quem não fala francês?

A resposta para essas perguntas são não e mais ou menos, rs. Parece confuso né ? Explico.

Os franceses falam sim em inglês e não ficam incomodados em ter que falar em inglês com você. Essa história de que francês não fala inglês ficou no passado, talvez lá na guerra dos cem anos,rs.

O que o francês não gosta é de ser abordado em inglês. Eles gostam quando o turista inicia a conversa em francês mesmo com dificuldade. Pois eles percebem que você está se esforçando para falar o minimo da língua com eles.

Na primeiro vez que fui para Paris meu francês era bem fraco,mas mesmo assim eu tentava me comunicar na língua.Os parisienses ao perceberem minha dificuldade em me comunicar logo perguntavam se eu falava inglês. Eu respondia que sim a assim a conversa continuava em inglês tranquilamente.

Os franceses tem muito orgulho da sua língua. Por isso, eles acham um absurdo, e às vezes, até se sentem ofendidos, quando você inicia uma conversa em inglês.

Ou seja, eles não vem problema em dialogar com você em inglês mas se você começar a conversa com uma frase em francês será muito melhor visto por aquele francês e muito melhor tratado.

O segredo para ser bem tratado na França

O grande segredo aqui é você sempre abordar aquele francês, seja na rua, metrô, loja,restaurante e etc com alguma frase em francês, dizer a ele que não sabe falar francês e perguntar se ele fala inglês. Se a resposta for positiva vocês começarão a conversar em inglês e assim você conhecerá toda a gentileza e educação deles.

Para ajudar vocês a não passarem sufoco, eu trouxe 5 expressões simples e básicas do vocabulário francês. Essas palavras vão fazer você ser tratado como um rei (ou rainha) na França e principalmente em Paris

Use essas palavras no seu dia a dia. Pois, com toda a certeza, os franceses terão uma boa impressão sobre você.

Mas, não se preocupe se você falar alguma palavra errada, os franceses valorizam quem se esforça para aprender sua língua.

Certamente, você vai ver que é muito fácil aprender francês para viagens. Assim, você não precisa se preocupar com fluência ou se vai falar tudo certo.

Afinal, apenas fale, tente se comunicar em francês, que você vai sentir a diferença.

Francês para viagens

As 5 palavras mais usadas em francês 

As palavras mais usadas no dia a dia são: Bonjour, Excusez moi, Mercy Beaucoup,pardon e s’il vous plaît.

Estas 5 palavrinhas não vão te tornar uma pessoa fluente em francês,rs. Mas irão te ajudar, e muito na sua viagem. Qualquer manual de francês para viagens contém essas palavras.

Então, vamos explicar cada uma delas e em quais situações usa-las.

  1. Bonjour, Parlez vous anglais? (Bonjúr parlé vu anglé?) Bom dia, você fala inglês?

Palavra básica  para aprender francês para viagens. Ao entrar em algum restaurante ou loja , e até mesmo para pedir informação na rua, usar o bonjour é essencial.

Atenção!!!O bonjour só é usado até as 18:00 horas. A partir daí é bonsoir (boa noite).

Comece assim a sua conversa:

Bonjour Mousier . Parlez-vous anglais?

Depois de perguntar ao seu interlocutor se ele fala inglês,se a resposta for positiva, então continue a sua conversa na língua inglesa. Abordar o francês dessa maneira, ao invés de chegar mandando um good morning, faz toda a diferença.

Francês para viagens

 

2- Mercy Beaucoup-    (Mercí bocú) “Muito obrigado(a)”

Ao terminar uma conversa, ao invés de dizer thank you diga mercy beaucoup. Mais uma vez você estará demonstrando educação e esforço em falar e aprender o francês.

www tudo sobre viagens rio sena paris franca 2016 Easy Resize.com  - Francês para viagens: 5 palavras mágicas que vão fazer você ser bem tratado em Paris - paris, franca, europa, dicas-de-viagens, destinos-de-viagem

3- Excusez moi –  (Ecscuzê-muá)” Com licença”

Estando na rua, na fila para algum ponto turístico ou no metrô, use o excusez moi.

Você também pode usar ao entrar num restaurante ou loja, você pode usar além do bonjour, também o excusez moi.  .

4 Pardon -” Desculpa”

O pardon não serve apenas para pedir desculpas caso você pise no pé de alguém,rs. Além disso, ele também serve para pedir licença, como quando você chega em algum lugar como um restaurante ou loja, por exemplo.

5- S’il vous plait –  (silvú plê) “Por favor”

Outra palavra muito importante é S’il vous plait. Usar essa palavra ao invés do please, é garantia de um bom tratamento.

Francês para viagens

Francês para viagens: O que não falar em nenhuma hipótese

Existe uma palavra em francês que você não deve usar em nenhuma causa, motivo, razão ou circunstância, rs. Essa palavra é GARÇON.

Sim meus caros leitores, não sentem em nenhum restaurante e chame o Garçom de garçon. É sério não faça isso pois isso geralmente irrita bastante os franceses. Ao chama- lo de garçon existe uma grande chance de você não ser bem tratado nos restaurantes de Paris.

Bom o motivo disso é, na verdade bem simples. A palavra garçon, significa menino em francês. Na França do século XVIII, os meninos pobres da França costumavam trabalhar em restaurantes e cafés de Paris servindo as mesas. Por isso, a aristocracia quando ia fazer seu pedido em restaurantes chamava o menino pobre para atende-los. “Garçon s’il vous plaît ou “Menino por favor”.

A expressão passou a ser usada aqui no Brasil no século XIX e acabou se incorporando em nossa língua para se referir a homens que trabalham em bares ou restaurantes servindo os clientes.

Mas na França, a palavra garçon não tem esse sentido e significa somente menino mesmo. Por isso é que os franceses detestam quando são chamados de garçon.

A profissão na França tem o nome de “serveur” para homens ou “serveuse” para mulheres.

Assim, ao sentar num restaurante chame o homem que vai atende-lo(a) de Monsieur ou madame! Que significa “senhor” ou “senhora” em português. Chama-los assim é muito mais educado e eles valorizam mais. Afinal é assim que os homens ou mulheres que servem mesas na França são chamados pelos franceses.

 

Em suma pessoal, espero que você tenha percebido que aprender francês para viagens não é nenhum bicho de 7 cabeças. Um abraço.

Mais posts sobre Paris

TudoSobreViagens

Anna Karina Faria Pires

Carioca de 29 anos, bacharel em direito, amante de viagens, aventureira, com o sonho de conhecer o mundo!

«

»

×

Curta a nossa Página!